quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Sobre a atual situação da Nintendo com o Brasil


19 dias após eu ter publicado aqui no Blog um artigo onde eu falo sobre a atual situação financeira da Nintendo, é divulgado que a Nintendo iria encerrar as operações no Brasil e é claro que isso gerou mais comentários de hatters e é claro que eu vi a oportunidade perfeita para dar a minha opinião sobre todo esse assunto.

Resumo da história

No dia 9 de Janeiro de 2015, a Nintendo divulgou que iria encerrar as operações no Brasil e culpou os altos impostos. O que isso significa? Significa que a Nintendo não vai mais exportar nenhum produto para o Brasil e consequentemente, a partir desse mês, vai ser muito mais difícil encontrar algum jogo da Nintendo nas lojas e se encontrar, vai estar muito mais caro.


A Nintendo se pronunciou sobre isso (na verdade quem se pronunciou foi o representante da Nintendo da América Latina, Bill van Zyll) “Estes desafios incluem tarifas sobre importação que se aplicam ao nosso setor e a nossa decisão de não ter uma operação de fabricação local. Trabalhando junto com a Juegos de Video Latinoamérica, iremos monitorar a evolução do ambiente de negócios e avaliar a melhor maneira de servir nossos fãs brasileiros no futuro”. Ele também afirmou que apenas o Brasil iria ser afetado por essa mudança, ou seja, não adianta dizer que a Nintendo está caindo fora pela concorrência, pois se fosse por isso ela iria “sair” de muitos outros países.

Indo um pouco mais além

Antes de tudo, sim, os impostos sobre os games no Brasil são um absurdo. Impostos no Brasil já são um absurdo por natureza, isso não é novidade para ninguém, mas os impostos na área de games são absurdamente ridículos. Viajar para o exterior e comprar lá um game sai quase três vezes mais barato do que simplesmente comprar aqui. Então, sim, esse mesmo problema que a Nintendo enfrentou, a Sony e a Microsoft também estão enfrentando, só que eles enfrentam com aptidão.

Essa situação da Nintendo com o Brasil é de longa data, se você não sabe, é muito difícil comprar alguma coisa pela eShop do Nintendo 3DS e a eShop do Wii U no Brasil nem ao menos existe. A eShop do 3DS apresenta o preço em reais, mas é cobrado em dólar, fora que é impossível fazer compras com certos cartões como os dos bancos Itaú e Santander. Só lembrando que a Sony e a Microsoft também passaram por esse mesmo problema, mas resolveram quase sem dificuldade nenhuma.

A atual situação de games no Brasil

A situação é o seguinte: Na merda! Para vocês terem uma ideia, Funk carioca é considerado cultura no Brasil, mas tudo bem, segundo a sociologia “Cultura é tudo aquilo que resulta da criação humana. Não existe cultura pior nem melhor, apenas culturas diferentes” então eu até concordo considerar Funk carioca como cultura, mas segundo a sociologia, videogame também é cultura, mas o governo brasileiro não considera Videogames como cultura; funk é cultura, mas videogame não, PARABÉNS, BRASIL!

"PARABÉNS, BRASIL!"

Fora que qualquer caso que mostre uma possibilidade de uma criança ter matado a família, a mídia já culpa automaticamente os videogames. Todo mundo sabe que uma criança não vai “virar” travestir por assistir “As Branquelas”, nem vai virar um chefe da máfia por assistir “O Poderoso Chefão”, então uma criança vai virar uma assassina por jogar videogames? Então vejamos, jogar Mário não vai me fazer um encanador e jogar Tetris não vai me fazer engenheiro, mas jogar GTA vai me fazer um traficante e jogar Assassin’s Creed vai me fazer virar um assassino, PARABÉNS, BRASIL!

Aproveitando a oportunidade

Outra coisa que eu queria falar no blog, mas ainda não tive a chance. Eu cansei de esperar que o Brasil seja levado a sério no exterior se nem os próprios brasileiros levam o Brasil a sério, eu não estou falando no fato da maioria ter votado no candidato A ou candidato B durante alguma eleição, eu estou falando na atitude mesmo e um ótimo exemplo é a área de games.

 Acredito que todos que estejam lendo esse blog saibam o que é HUE BR (Se não sabe, aqui está um artigo da UOL falando sobre esse assunto), obviamente nem todos os brasileiros são jogadores HUE, mas TODOS os brasileiros acabam sendo vítimas de preconceito por causa dos HUE.

E não são apenas os brasileiros que sofrem com isso. Vocês tem ideia da quantidade de jogos que teve o servidor da América Latina cancelada por causa dos trolls brasileiros? E o pior, muitos gamers não veem o quão isso é grave e tem até orgulho disso.

Resumindo

A Nintendo é culpada por essa sua situação com o Brasil? Não necessariamente, está claro que a Nintendo não está fazendo muito esforço para ficar aqui, mas eu tenho certeza que se ela tivesse o mínimo de apoio do governo ela faria questão de ficar.

É verdade que os jogos da Sony e da Microsoft também têm impostos muito altos, mas vocês fazem ideia da quantidade de dinheiro que eles estão perdendo de ganhar só por estar aqui? Fora que eles são fabricantes de diversos outros aparelhos, enquanto a Nintendo fabrica apenas consoles (mas entenda, a Nintendo não está ficando “para trás” só por conta disso).
Entenda, a Nintendo não está “na merda”, quem está na merda é o Brasil, só o Brasil tem a perder com isso, em reputação e em tudo! Não só com essa história, não só quem é fã da Nintendo.

Bom, é isso. Espero que tenham gostado, eu fugi um pouco do assunto na metade do artigo, mas acredito que isso tenha ajudado a melhorar o entendimento do tema principal do artigo. Se possível, comentem para eu saber onde eu errei e onde eu poderia melhorar, isso vai ajudar bastante nos próximos artigos do blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...