quarta-feira, 22 de julho de 2015

American Horror Story (parte 3)

Coven


A terceira temporada de AHS reúne um grupo de bruxas da era atual tentando viver como pessoas normais sem que descubram seu segredo. Mesmo se passando séculos da época das caças às bruxas, seres humanos ainda tem medo do desconhecido e acabam queimando pessoas que eles descobrem ter poderes sobrenaturais, como aconteceu recentemente com uma bruxa que trouxa de volta à vida um pássaro.

Apesar dessas bruxas tentarem se esconder dentro da sociedade, o principal foco da história é a guerra entre dois clãs de bruxas. A terceira temporada de American Horror Story tem como principal foco a opressão das minorias.


A história começa com a protagonista, Zoe despertando seus poderes e sendo mandada para uma academia especial “Academia para Excepcionais Jovens Garotas da Madame Robichaux”, que acolhe bruxas e as ajuda a descobrir seus poderes, lá ela conhece mais três bruxas de sua idade e a administradora da academia. Inicia-se uma busca para descobrir quem é a próxima Suprema do clã, que é a Bruxa com poderes mais forte que tem a obrigação de proteger o resto do clã.

Essa é a temporada que menos tem a aprovação dos fãs, para explicar porque vou contar um pequeno (minúsculo) spoiler, se não quiser ver pule para o próximo parágrafo. Essas bruxas têm diversos poderes, dentre eles, poderes de trazer os mortos de volta a vida, então o enredo fica muito chato e previsível, pois os personagens começam a morrer, aí voltam, aí morrem de novo... fica muito repetitivo (quem assiste Supernatural sabe como é).

Mesmo sendo (segundo a maioria dos fãs) a pior das temporadas, eu gostei dessa temporada, pois eu acredito ter percebido algo que muitas pessoas que criticam Coven não perceberam. Mais ou menos na época em que essa temporada estava sendo lançada, Ryan Murphy (criador da série) disse que apesar de AHS ser uma série antológica, todas as temporadas estão indiretamente conectadas, e até a temporada passada, nada tinha acontecido que ligasse Asylum a Muder Houser então eu já percebi várias coisas que ligavam Coven a Murder House, mas não vou falar disso agora, depois eu faço um post de teorias e explico melhor.


Personagens e atores

Dessa vez eu vou falar dos atores, já que temos muitos atores novos e também porque muitos atores que participaram da primeira temporada voltaram a aparecer em Coven.


Fiona Goode é a atual Suprema e segundo integrantes do clã, a pior das Supremas. Ele é completamente ausente (foge das responsabilidades do clã) e tenta usar seus poderes para benefício próprio, nunca para proteger as outras bruxas. Em determinados momentos nós vemos nela um papel mais maternal, tentando proteger sua filha, mas vemos esse papel se extinguir quase tão rápido quanto foi criado. Sobre a atriz, Jessica Lange, o papel dela foi levemente diferente do das temporadas anteriores, mas na maior parte do temporada foi a mesma coisa, os papeis dela quase nunca mudam e nessa temporada em especial está mais previsível que nunca.


Cordelia Foxx é a administradora da academia e é filha de Fiona Goode. Cordelia faz de tudo para proteger o clã e manter os poderes das bruxas no anonimato, entretanto, por ela não ser tão rígida, muitas bruxas não veem nela um papel de autoridade, é aí que entra Fiona Goode que é bem mais rígida. Cordelia está passando por uma fase difícil, como a mãe dela (que deveria ser a líder do clã) é completamente ausente, ela tem que assumir as responsabilidades da mãe, fora que Cordelia está noiva, mas não consegue engravidar mesmo querendo ter um filho mais que qualquer coisa agora, então quando a medicina tradicional não funciona ela recorre à bruxaria. Não tenho o que falar sobre a atriz Sarah Paulson, todos os papeis dela são variados e ela faz bem qualquer papel que deem a ela.


Zoe Benson, ela acaba de despertar seus poderes e... e é isso; não se tem muito o que falar sobre ela, é uma personagem chata e clichê. Quanto à atriz, Taissa Farmiga, eu já falei na parte 1 o quanto eu não gostei da atuação dela, mas eu não esperava que nessa temporada fosse ficar ainda pior do que foi na primeira temporada. Todas as cenas em que ela aparecia se tornavam automaticamente chatas; ela é uma atriz sem expressão ou emoção. Talvez eu esteja sendo mal quanto à atuação dela, eu acho que o fato da personagem ser chata me dá a impressão de que a atriz seja pior do que ela realmente é.


Madison Montgomery é uma atriz mirim que teve de desistir da vida de luxo depois que ela acidentalmente (quando não conhecia bem seus poderes) matou o diretor de uma peça que ela estava participando, é a típica personagem riquinha e mimada que se acha melhor que todos e que odeia perder. Ela se torna “amiga” de Zoe quando ela chega na academia e muitos personagens (principalmente Fiona) acham que ela é a próxima Suprema por ela ter poderes mais fortes que as outras. A atriz, Emma Roberts apareceu na série pela primeira vez nessa temporada e se mostrou uma boa atriz, mas nada que fosse tão marcante quanto Frances Conroy ou Jessica Lange, mesmo assim Ryan Murphy decidiu manter ela na série e até a chamou pra participar de uma outra série que ele está atualmente dirigindo.


Marie Laveau é a principal líder de um dos clãs concorrentes. A magia dela é principalmente voltada para o vodu e é como muitas pessoas chamam “magia negra”, mas eu quero deixar bem claro que o clã dos protagonistas também lida com magia negra, como a própria Fiona diz em um episódio, mas a magia de Laveau é um pouco mais “sinistra” tendo que sacrificar animais e fazer rituais com navalhas e coisas do tipo. Marie Laveau existiu na vida real e é conhecia como a Rainha dos vodus (eu acho que já falei isso na parte 1, só estou relembrando). Ela foi interpretada por Angela Bassett, que também aparece pela primeira vez na série e se mostrou uma ótima atriz, tanto que apareceu na quarta temporada e já foi confirmada pra quinta.


Queenie é mais uma bruxa mirim. Antes de entrar pra academia ela trabalhava numa lanchonete e em um momento em que ela se irritou com um dos clientes, ela fez com que a mão dele se queimasse completamente; O poder dela é bem peculiar, ela faz com que determinada ferida que seja causada nela passe diretamente para outra pessoa, ela pode enfiar uma faca na própria barriga e ela não vai morrer e nem sentir dor; quando eu falei que a mão do cliente fica completamente queimada é porque ela enfiou a própria mão em óleo fervente. Queenie se sente excluída no clã por ser gorda e ser a única negra na academia e o fato delas terem uma empregada racista também não ajuda (claro que ela se aproveita do fato da empregada ter que obedecer a ela para lembrá-la que muita coisa mudou desde a época da escravidão), muitas vezes Queenie pensa em passar pro lado de Marie Laveau, mesmo não tendo poderes Vodu. A atriz, Gabourey Sidibe aparece nessa temporada, também pela primeira vez e é uma boa atriz, mas não é nada tão impressionante; ela também participou da quarta temporada, mas fazendo um papel muito pequeno (só aparece em 3 episódios e por isso no próximo post não ou nem falar dela). O maior trabalho na carreira dela foi protagonizando o filme Preciosa - Uma história de esperança.


Nan é uma clarividente e não foi mencionado como ela chegou à academia, mas assim é a personagem, misteriosa e enigmática. Nan pode ler a mente das pessoas até quando ela não quer (quando ela está tentando relaxar na academia com um livro, ela não consegue se concentrar na leitura por causa dos pensamentos dos outros). Ela sabe de coisas sobre as outras bruxas que elas querem manter em segredo a todo custo, mas nem sempre ela demonstra vontade de revelar esse segredo (mesmo quando se trata de assassinato e as outras estão tentando encontrar o assassino). Nan se apaixona por um dos vizinhos cuja mãe é uma fanática religiosa que proíbe ele de falar com as bruxas vizinhas. A atriz, Jamie Brewer voltou a aparecer desde a primeira temporada e quase não teve mudança na atuação dela, eu falei muito sobre ela na parte 1.

A temporada ainda tem outros personagens que eu deveria falar, mas eles só têm importância se eu contar spoiler, então eu optei por não falar deles pra não estragar nada pra vocês, entretanto eu vou citar rapidamente alguns personagens e falar dos atores:



Kyle Spencer, ele é o par romântico da Zoe e foi interpretado por Even Peters; mais uma vez tentaram criar um romance entre os personagens do Even e da Taissa, mas eu pensei que fosse ficar previsível e não ficou, talvez pelo fato de que na primeira temporada, era ele que tinha o “dever” de proteger ela e aqui ela que quer proteger ele.


Misty Day é uma bruxa completamente isolada e que tem uma grande apreciação pela natureza, quem encontra ela pela primeira vez é Zoe que pede ajuda a ela (com o que eu não posso dizer, pois serie spoiler), entretanto quando Misty se vê em perigo ela procura ajuda no clã e eles decidem ajudar ela quando descobrem que ela, assim como as outras bruxas, tem uma chance de ser a próxima Suprema. Misty é uma grande fã de Stevie Nicks e ela até faz uma participação especial na série. Eu já falei nos outros posts o quanto eu gosto dessa atriz, Lily Rabe e de suas personagens, essa em especial é minha favorita. Lily Rabe foi confirmada para a quinta temporada e está atualmente participando de outra série (que eu estou acompanhando e quando acabar provavelmente eu faça um post de recomendação).


Delphine LaLaurie, assim como Marie Laveau, ela existiu na vida real e foi uma assassina em série no século 19, ela torturou e mutilou cerca de 96 escravos negros. Eu não posso falar qual a relação ela tem com bruxas, pois seria spoiler. A atriz,  Kathy Bates apareceu na série pela primeira vez e se mostrou uma ótima atriz, a nível de Lily Rabe ou Sarah Paulson, ela reapareceu na quarta temporada e foi confirmada pra quinta.

Conclusão

Essa temporada não foi a melhor da série, mas não foi tão ruim assim, inclusive eu achei melhor que a primeira, entretanto muitas pessoas se decepcionaram, pois como a segunda temporada tinha sido muito boa, eles esperavam algo no mesmo nível ou melhor, mas não foi essa a intenção de Ryan Murphy nessa temporada, ele tinha achado a segunda muito pesada e queria fazer algo mais light pra terceira, talvez por isso muitos não tenham gostado.


Então é isso, espero que tenham gostado; desejo tudo de bom pra vocês e até a próxima.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...