sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Três ótimas teorias de Pokemon!



Olá pessoal! Eu queria trazer mais uma teoria e queria que fosse de Pokemon, mas eu não sabia exatamente qual teoria de Pokémon seria melhor trazer então eu decidi trazer as minhas favoritas. Obviamente Pokémon tem várias teorias, mas eu não vou falar de todas, então pode ficar faltando algumas, tipo a do “Ash em coma” e outras que eu não queria falar sobre.

Só um alerta: Essa postagem pode conter spoiller do anime e de jogos, mas como eu só zerei o FireRed até agora então não tem tanta coisa assim. Então vamos lá:

Primeira teoria: Giovanni é o verdadeiro herói da história.



Sim, o mesmo Giovanni que é o líder da equipe Rocket. Vamos pensar no anime e nos jogos como histórias separadas (nas outras teorias e até daqui a pouco, nessa teoria mesmo, vai ser necessário pensar como uma só), no anime, a equipe Rocket rouba pokemons praticamente todo episódio, mas no jogo não é bem assim, eles chegam a roubar HMs, TMs, Pokebolas, a MasterBall e a Silph Scope, mas em nenhum momento do jogo eles chegam a roubar um Pokémon.

Giovanni, na verdade é dono de um cassino em Celadon e, além disso, ele é o líder de ginásio de Viridian. Mas se ele já tem tudo isso, para que roubar esses itens que eu citei no último parágrafo? Bem, todo mundo já deve saber que após zerar o jogo pela primeira vez (e isso também tem na versão Red original) você pode fazer uma Quest extra para capturar o MewTwo. Vamos pensar agora, Mewtwo é um Pokémon tipo psíquico, que é fraco contra tipo fantasma. O único jeito de capturar um Pokémon tipo fantasma no jogo é usando a Silph Scope e entrando numa torre que fica em Lavander, então era para isso que o Giovanni queria a Silph Scope, e se algo desse errado, ele teria que ter um plano B e esse plano B era justamente a MasterBall que ele também tenta roubar da Silph Co.

Tudo isso, porém, não faz do Giovanni um herói, mas se pensarmos no verdadeiro motivo de Giovanni querer o Mewtwo, vamos entender. Vamos agora pensar no anime e no jogo como uma história só. Esse é o lema da equipe rocket no anime: “Para proteger o mundo da devastação! / Para unir as pessoas da nossa nação!/ Para denunciar os males da verdade e do amor!/Para estender o nosso poder as estrelas!”. Ninguém nunca achou estranho o fato dos vilões terem um lema desses?



A equipe rocket não é a única organização criminosa dos jogos/anime. Na região de Hoen existem as equipes Aqua e Magma, cujo objetivo é destruir o mundo usando os pokemons lendários Groudon (no caso da equipe magma) e Kyogre (no caso da equipe aqua). Tem também a equipe Galactic na região de Sinnoh cujo objetivo é controlar o tempo e o espaço usando os pokemons lendários Dialga, Palkie, Uxie, Azelf e Mersprit. Fora outras equipes que aparecem nos animes/jogos como a equipe Plasma.

Então, na verdade Giovanni queria o MewTwo para deter essas outras equipes então Red o impede e o mundo quase acaba várias vezes por causa do Red. Giovanni, percebendo o potencial de Red o chama diversas vezes para participar da equipe Rocket para ajudá-lo a salvar o mundo, mas Red recusa todas as vezes e isso pode explicar o fato dos jogos Red/Blue/Green/Yellow serem os primeiros, pois esses jogos são apenas uma introdução do que vai acontecer nos próximos jogos a partir do fim dos jogos da primeira geração.



Lembrem-se, é apenas uma teoria. Vou agora falar da minha opinião sobre essa teoria. Ela está cheia de buracos e apesar de ser bem detalhada quanto alguns tópicos, ela é muito pouco detalhista na parte que diz que Giovanni quer deter as outras equipes espalhadas pelo mundo. Além disso, aquele não é o verdadeiro lema da equipe rocket, Butch e Cassidy, outros membros da equipe rocket que aparecem no anime, dizem que Jesse e James sempre pronunciam o lema errado e que o verdadeiro lema é: “Para infectar o mundo com devastação/ Para apagar as pessoas de todas as nações/ Para denunciar a beleza do amor e da verdade/ Para estender nossa ira até as estrelas”. Fora que essa troca “anime=jogo/anime≠jogo” meio que já deixa a teoria sem argumento.

Mesmo assim, até a parte que explica que o verdadeiro objetivo da equipe rocket é capturar o Mewtwo faz bastante sentido e isso já é uma grande descoberta, já que em nenhum momento do jogo Giovanni ou qualquer outro membro da equipe Rocket fala o seu objetivo e foi justamente por isso que eu achei interessante trazer essa teoria. Então é isso, tirem suas próprias conclusões e vamos para a próxima.

Segunda teoria: Problemas evolutivos.

Eu vou falar de duas teorias famosas, vou puxar para mais uma e dessa eu concluo essa “segunda teoria” com outra teoria que não tem muito haver, mas que está ligada.

Muitos fãs dizem que a última evolução do Caterpie não era para ser um Butterfree, mas sim um Venomoth e isso faz muito sentido se desconsiderarmos os nomes e nos focarmos apenas nas aparências desses pokemons. Venomoth tem um corpo em camadas, assim como o Caterpie e o Metapod, já o Butterfree tem o corpo completamente roxo, tem antenas e os olhos completamente vermelhos, sem nenhuma pupila, assim como o Venonat. Isso pode ter sido um simples erro na programação do jogo, mas eu acho (e isso é uma opinião minha) que a GameFreak decidiu mudar isso pois achava que iria chamar mais a atenção do público infantil e feminino, se o Caterpie evoluísse para uma borboleta, já que a mariposa é mais visto como um inseto bizarro e a borboleta como um bichinho fofinho.



Outro possível erro que os fãs defendem é que o Magikarp deveria evoluir para um Dragonite e o Dragonair deveria evoluir para um Gyarados, já que ambos Gyarados e Dragonite são pokemons tipo dragão e o Gyarados parece mais com um Dragonair do que um Dragonite, mas eu discordo dessa teoria, pois o Magikarp tem uma barbatana dorsal e no Gyarados tem o que parecem ser várias barbatanas e também as nadadeiras do Gyarados parecem ter sido herdadas das nadadeiras do Magikarp, fora que as “orelhas” do Dragonair são claramente duas asas, que lembram muito as asas do Dragonite e o formato da ponta do rabo de um Dratini lembra mais o rabo do Dragonite do que o rabo do Gyarados, que lembra mais o rabo do Magikarp. E por último, o motivo mais obvio de Gyarados ser mesmo a evolução de Magikarp é que Gyarados é claramente um Pokémon tipo aquático, e Dragonite não.



E o último possível erro evolutivo é entre o Cubone e o Genganskhan. A Pokédex diz o seguinte sobre o Cubone: “Ele usa o crânio de sua mãe morta em sua cabeça. Quando ele se sente sozinho, dizem que chora alto.” O fato de nunca ter aparecido o filho do Genganskhan fora da bolsa, fora o fato do crânio do Genganskhan ser idêntico ao que os Cubones usam, fez os fãs acreditarem que o Genganskhan deveria ser a última evolução do Cubone, mas isso foi antes de aparecer o Marowak.



Em outras palavras, essa teoria diz que antes do Cubone, deveria ter um Pokémon que seria o filho do Genganskhan e depois que ele evoluísse para o Cubone, evoluiria para o Genganskhan, mas o que aconteceu com esse Pokémon? Ele foi simplesmente deletado do jogo? Não ficou nenhum vestígio dele no jogo?

Deixando essa teoria de lado um pouco, vou falar agora sobre o Missingno. Existe um erro em Pokemon Red/Blue onde é possível capturar um Pokémon que, teoricamente, não deveria existir. Esse Pokémon é o famoso Missingno, um Pokémon sem aparência definida, sem um tipo, sem um número e sem nome (Missingno na verdade é MissingNo. Que significa faltando número, em outras palavras, o código dele existe no jogo, mas não tem nenhum registro). Ninguém sabe ao certo o que é, ou o que deveria ser o Missingno, alguns dizem que era para ser a quarta ave lendária, outros dizem que a GameFreak queria fazer do Yoshi, um Pokémon, mas a Nintendo acabou desistindo da ideia.



A teoria mais plausível para quem é o Missingno está na teoria que eu acabei de contar. O Missingno era para ser a pré-evolução do Cubone, muitos fãs adotam essa como a teoria mais aceita, mas eu vou falar os erros dessa teoria, pois eu discordo dela (apesar de fazer todo sentido). Essa teoria diz que essa “troca” foi feita de última hora, por isso não tiveram tempo de “deletar” o código desse Pokémon antes que os jogos fossem à venda; mas em Lavender Town, se enfrenta o espírito de um Marowak, que dizem ser a mãe de um Cubone que a equipe Rocket matou, se essa troca foi feita de última hora, deve ter dado muito trabalho para trocar o espírito do Gengaskhan pelo espírito do Marowak e isso foi feito aparentemente sem propósito nenhum, ou seja, faria muito mais sentido deixar como estava, se não foi feito de última hora, então daria tempo de deletar o código.



Pesquisando um pouco mais e eu achei uma ótima explicação para o Missingno. Aparentemente, os Pokemon Red e Blue deveriam trazer 190 Pokémon e não apenas 151 e os outros 39 ficaram com um espaço vazio e 39 é justamente a quantidade de formas que o Missingno pode aparecer, é até agora a melhor teoria, mas não tem base nenhuma. Enfim, vamos para a próxima teoria.

Terceira teoria: A teoria macabra por trás de Hypno!



Você já ouviu a Creepy Pasta do Hypno? Ela é uma das mais macabras das teorias do Pokémon, segundo a minha própria opinião, ela chega a ser mais macabra que a Creepy Pasta de Lavender Town ou que qualquer hack já criado de Pokemon.

Vamos a Creepy Pasta. Essa teoria diz que Hypno, sendo um Pokémon tipo psíquico, tem como hobbie sequestrar crianças para invadir a mente delas. Essa teoria não diz o que Hypno quer sequestrando crianças, mas ela explica que a mente de uma criança é algo muito vulnerável, deve ser por isso que Hypno procura apenas crianças para fazer seus “testes” e só Deus sabe o que acontece com a criança depois que Hypno invade a mente dela.

Ao que parece, hypno invade a mente das crianças, causa um trauma terrível a ela, atormenta seus sonhos para que a criança não tenha nenhum momento de descanso e após toda essa tortura psicológica, ele vê a criança se contorcer de fome e sono para ver o resultado psicológico disso tudo.

A teoria diz que ele utiliza uma canção para hipnotizar as crianças, isso lembra alguma coisa? Ela é uma grande referência ao folclore do Flautista de Hemelin, que é muito citado na saga do circo de Kuroshitsuji. Eu trouxe essa história caso vocês não conheçam esse folclore:



“Há muito, muitíssimo tempo, na próspera cidade de Hamelin, aconteceu algo muito estranho: uma manhã, quando seus gordos e satisfeitos habitantes saíram de suas casas, encontraram as ruas invadidas por milhares de ratos que iam devorando, insaciáveis, os grãos dos celeiros e a comida de suas bem providas despensas.

Ninguém conseguia imaginar a causa de tal invasão e, o que era pior, ninguém sabia o que fazer para acabar com tão inquietante praga.

Por mais que tentassem exterminá-los, ou ao menos afugentá-los, parecia ao contrário que mais e mais ratos apareciam na cidade. Tal era a quantidade de ratos que, dia após dia, começaram a esvaziar as ruas e as casas, e até mesmo os gatos fugiram assustados.

Ante a gravidade da situação, os homens importantes da cidade, vendo perigar suas riquezas pela voracidade dos ratos, convocaram o conselho e disseram: Daremos cem moedas de ouro a quem nos livrar dos ratos.

Pouco depois se apresentou a eles um flautista taciturno, alto e desengonçado, a quem ninguém havia visto antes, e lhes disse: "A recompensa será minha. Esta noite não haverá um só rato em Hamelin".

Dito isso, começou a andar pelas ruas e, enquanto passeava, tocava com sua flauta uma melodia maravilhosa, que encantava aos ratos, que iam saindo de seus esconderijos e seguiam hipnotizados os passos do flautista que tocava incessantemente.

E assim ia caminhando e tocando, levou-os a um lugar muito distante, tanto que nem sequer se poderia ver as muralhas da cidade.

Por aquele lugar passava um caudaloso rio onde, ao tentar cruzar para seguir o flautista, todos os ratos morreram afogados.

Os hamelineses, ao se verem livres das vorazes tropas de ratos, respiraram aliviados. E, tranqüilos e satisfeitos, voltaram aos seus prósperos negócios e tão contente estavam que organizaram uma grande festa para celebrar o final feliz, comendo excelentes manjares e dançando até altas horas da noite.

Na manhã seguinte, o flautista se apresentou ante o Conselho e reclamou aos importantes da cidade as cem moedas de ouro prometidas como recompensa. Porém esses, liberados de seu problema e cegos por sua avareza, reclamaram: “Saia de nossa cidade! Ou acaso acreditas que te pagaremos tanto ouro por tão pouca coisa como tocar a flauta?.

Dito isso, os honrados homens do Conselho de Hamelin deram-lhe as costas dando grandes gargalhadas.

Furioso pela avareza e ingratidão dos hamelineses, o flautista, da mesma forma que fizera no dia anterior, tocou uma doce melodia uma e outra vez, insistentemente.

Porem esta vez não eram os ratos que o seguiam, e sim as crianças da cidade que, arrebatadas por aquele som maravilhoso, iam atrás dos passos do estranho músico. De mãos dadas e sorridentes, formavam uma grande fileira, surda aos pedidos e gritos de seus pais que, em vão, entre soluços de desespero, tentavam impedir que seguissem o flautista.

Nada conseguiram e o flautista os levou longe, muito longe, tão longe que ninguém poderia supor onde, e as crianças, como os ratos, nunca mais voltaram.

E na cidade só ficaram a seus opulentos habitantes e seus bem repletos celeiros e bem cheias despensas, protegidas por suas sólidas muralhas e um imenso manto de silêncio e tristeza.

E foi isso que se sucedeu há muitos, muitos anos, na deserta e vazia cidade de Hamelin, onde, por mais que se procure, nunca se encontra nem um rato, nem uma criança.”

Essa é uma fábula que foi contada pelos irmãos Grimm, os mesmos que contaram as versões originais de Chapeuzinho Vermelho e Os Três Porquinhos, todos com um trágico final.

Voltando a teoria do Hypno, vou mostrar daqui em diante, porque eu gostei tanto dessa teoria e fazer revelações sobre ela, em outras palavras, vou trazer evidências que podem tornar essa teoria verdadeira.

No Japão, Hypno não tem esse nome, lá ele é chamado de “Sleeper”, que significa “dorminhoco”, fora isso, ele tem vários movimentos que fazem o inimigo dormir. Além disso, existem várias evidências, tanto no anime quanto nos jogos que confirmam essa teoria.



Em um episódio da primeira temporada do anime chamada “Soneca hipnótica”, Ash, Misty e Brock chegam a uma cidade onde crianças têm desaparecido misteriosamente nos últimos três dias. Acontece que nesse episódio, hipno estava ajudando idosos que sofrem de insônia com seus ataques para fazê-los dormir, mas isso acabava afetando as crianças, que foram encontradas no final do episódio em um bosque, onde todas acreditavam ser pokemons.

Nos jogos Fire/Red e Leaf/Green (isso não acontece nos originais, pois acontece em uma ilha que não tem nos Red/Blue originais) ao chegar em uma cidade, o protagonista ouvi várias pessoas falarem sobre o desaparecimento estranho de uma garota de aproximadamente seis anos. O protagonista entre em uma floresta próxima à cidade e encontra uma menina, ao falar com ela, a menina diz “Ele vai chegar, ele está aqui, ele já está entre nós” e uma luta com um hypno se inicia.



Ou seja, a Nintendo já confirmou que Hypno realmente sequestra crianças com suas habilidades hipnóticas, então a Creepy Pasta só tenta explicar os objetivos de hypno ao sequestrar as crianças.

Existe uma canção circulando na internet chamada “canção de ninar do hypno”, que seria o que as crianças escutam quando o hypno “as chama”, ela surgiu dessa Creepy Pasta. Eu vou colocar a tradução, mas não vou pôr o vídeo, se vocês quiserem ver o vídeo para escutarem a música, pesquisem que não é nada difícil de encontrar. Notem que ela tem um sentido meio duvidoso das intenções do hypno.

“Venham criancinhas, venham comigo
Seguras e felizes, vocês serão
Longe de suas casas, agora vamos correr
Com Hypno, vocês vão se divertir muito

Oh, criancinhas, por favor, não chorem
Hypno não faria mal a uma mosca
Sejam livres pra se divertirem, sejam livres para brincar
Venham comigo para ficar na minha caverna

Oh, criancinhas, por favor, não se contorsam
As cordas, eu sei, vão te segurar firme
Agora olhe para mim, o pendente chama
Para trás e para frente, suas pálpebras caem

Oh, criancinhas, vocês não podem sair
Por vocês, suas famílias sofrerão
A mente deles irá desvendar as costuras
Permitindo-me assombrar os sonhos deles

Não chorem, não esperneiem
É hora de vocês irem dormir
Oh, criancinhas, vocês não foram espertas
Agora vocês ficarão comigo para sempre”.

Então é isso, espero que tenham gostado, pois deu um pouco de trabalho para fazer esse artigo, até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...