Trago para este blog mais uma série animada. Depois de Drawn Together eu pensei em trazer mais séries, pois eu me diverti muito escrevendo o artigo. Apesar de ter um tema bastante adulto, esse tem a classificação +16, mas não é nada muito pesado.
A série é um sitcom que se passa em um mundo onde humanos e animais antropomórficos vivem juntos, apesar disso não ser um atrativo para a série, acaba contribuindo levemente para o humor trazendo situações exageradas.
A série tem como foco a vida de celebridades anos após o fim da carreira, mostrando como a vida dá voltas; como em um momento uma celebridade tem o mundo em suas mãos e depois não tem nada, dando um vazio ao sentido de suas vidas, fazendo eles se arrependerem de suas escolhas.
A série é original da Netflix e estreou dia 22 de agosto de 2014. Tem apenas uma temporada de 12 episódios e mesmo sendo completamente nova, ela já tem certa fama. Os 4 primeiros episódios mostram o cotidiano de Bojack e dos personagens secundários e a partir do 5° episódio as coisas começam a acontecer em sequência, explicando fatos dos episódios passados.
Personagens
- Bojack Horseman
É o protagonista da série. Nos anos 90 protagonizou um seriado chamado Horsin’ Around e depois disso, ficou rico e não teve mais nenhum trabalho no meio televisivo. Ele está planejando uma volta triunfal, mas ninguém quer arranjar um emprego a ele devido aos escândalos que ele está envolvido; como última tentativa, decide escrever uma autobiografia e a única editora que o aceita está à beira da falência e está contando com Bojack para salvá-la, mas ele é preguiçoso demais e não escreve nenhuma página em semanas, o que força a editora a escolher para Bojack uma Ghostwriter.
- Princess Carolyn
Agente de Bojack e sua ex-namorada. Ela sempre tem que se responsabilizar pelas ações de Bojack, o que acaba estragando a carreira dela também. Apesar de dizer que não gosta mais de Bojack, acaba defendendo ele mesmo quando não tem mais nenhuma relação com ele.
- Mr. Peanutbutter
Rival de Bojack (melhor amigo, mas só na cabeça de Peanutbutter). Foi estrela de um programa chamado “Mr. Peanutbutter’s House” que tem basicamente a mesma história de Horsin’ Around o que faz com que Bojack tenha ódio dele e inveja ao mesmo tempo, já que a carreira de Peanutbutter foi mais bem sucedida do que a de Bojack. Mr. Peanutbutter é burro, sendo incapaz de perceber qualquer coisa que esteja a sua frente e é completamente social, visto muito em festas conversando com várias pessoas.
- Diane Nguyen
Ghostwriter de Bojack. É completamente inteligente e dá a série um contexto filosófico. É vietnamita-americana e tem seu intelecto incompreendido, principalmente por sua família, que ela deixou para trás para morar em Los Angeles. É namorada de Mr. Peanutbutter, apesar de ser completamente diferente dele (é inteligente e não é muito social, diz não gostar de festas) e mesmo assim os dois mantém uma relação forte e saudável.
- Todd Chavez
Inquilino de Bojack. É desempregado e preguiçoso, acabou morando na casa de Bojack após uma festa de cinco anos atrás e nunca mais foi embora. Bojack diz querer que ele saia e não se considera amigo dele, mesmo assim Bojack se preocupa secretamente com ele, chegando até a sabotar as tentativas de conquista de Todd com medo de ficar sozinho.
- Sarah Lynn
Atriz que interpretou a filha adotiva mais nova de Bojack em Horsin’ Around.Quando criança ela o idolatrava e via nele uma figura paterna. Depois do fim do programa, ela virou uma cantora Pop de sucesso e dez anos depois já não estava mais na mídia devido a escândalos com álcool e drogas. É ex-namorada de Andrew Garfield (o ator que fez o novo filme do homem-aranha).
- Herb Kazzaz
Amigo de Bojack no início de sua carreira. Era comediante e depois virou roteirista de Horsin’ Around e acabou conseguindo para Bojack o papel principal. Foi demitido da rede televisiva depois de um escândalo onde foi descoberto que ele é gay e Bojack não fez nada para ajudá-lo com medo de perder seu emprego. Bojack não falou com ele por anos com vergonha e acabou descobrindo que Herb tem câncer, o que fez ele se arrepender ainda mais.
Em geral, a série é bastante engraçada, contendo várias piadas satirizando celebridades como Beyonce. Se você (assim como eu) não é do tipo que está sempre ligado no mundo das celebridades de Hollywood, acaba perdendo muitas referências e, portanto, muitas piadas, por exemplo, se Andrew Garfield não tivesse feito o novo Homem-aranha eu iria pensar que ele é um personagem fictício na série (Tá certo, ele também fez A Rede Social, mas eu raramente presto atenção no elenco do filme, a menos que seja um filme muito bom).
A trilha sonora é ótima e combina com a ambientação. A animação não é lá muito boa, mas é bastante original, o que acaba chamando a atenção, mas o que mais me chamou atenção a essa série foi o contexto filosófico que eu já mencionei antes, principalmente os que envolvem a personagem Diane, que no meio de muitos personagens entediantes, acaba salvando a série; Ela faz com que Bojack, um astro narcisista, veja o que realmente aconteceu com a vida dele e faz ele se arrepender de suas escolhas (mas mesmo assim ele não deixa de ser uma celebridade egocêntrica).
Fui obrigado a assistir parte de série dublada e acabei descobrindo que a dublagem não foi tão ruim. Como eu assistia muito animes dublado quando eu era criança, hoje eu sei o que é uma dublagem ruim e geralmente evito assistir qualquer coisa que seja dublado, mas acabei de impressionando com essa série nesse quesito. Coisas pequenas me impressionaram como o fato de terem deixado o nome de certos personagens ao invés de traduzir, por exemplo, Bojack Horseman como Bojack Homem-Cavalo ou Mr. Peanutbutter como Senhor Manteiga de amendoim, mas o que mais de chamou a atenção quanto a dublagem foi fato da voz dos personagens serem perfeitas para eles, creio que a Netflix brasileira (ou seja lá quem duble os programas da Netflix) tomou muito cuidado na hora de escolher os dubladores.
A série não se deu bem nas críticas, mas teve uma ótima audiência e já tem uma segunda temporada confirmada. Eu não me surpreenderia se a série acabasse na segunda temporada, pois não tem uma história muito complexa e se os produtores decidissem estender demais a série, pode acabar estragando, mas se ela realmente acabar na segunda temporada, com certeza vai deixar um gostinho de “quero mais”.
Então é isso, espero que tenham gostado, por favor, comentem, pois a opinião de vocês vão me ajudar a escrever artigos melhores no futuro. Até o próximo artigo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário