segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Análise: Final Fantasy Type-0





Eu finalmente terminei de jogar essa grande obra de arte e espero fazer um artigo realmente muito grande sobre esse jogo, falar tudo que for possível, fazer críticas e comparações, não para desvalorizar esse ou outros jogos, mas para os leitores terem uma ideia do que eu estou tentando passar para vocês. Então, vamos lá.



Gênero: RPG; Ação.

Desenvolvedora: Square enix.

Plataforma: PSP; PS4; XBox One.

Modo: Single-player; multiplayer.

O jogo lançado em outubro de 2011 apenas no Japão faz parte da série Fabula Nova Crystallis, ele foi anunciado na E3 de 2006 com o título de Final Fantasy Agito XIII para celular, mas com o passar dos anos os desenvolvedores resolveram mudar o nome e lançar para PSP. Na E3 de 2014 foi anunciado que o jogo seria lançado totalmente remasterizado em HD para PS4 e Xbox One.



Uma grande polêmica se iniciou quando anunciaram o jogo para os consoles da nova geração e eu gostaria de falar sobre isso nesse artigo antes de começar a entrar mais em detalhes sobre o jogo em si, pois eu acho que todo gamer, independente de gostar ou não de Final Fantasy deveria ficar sabendo dessa história verídica, pois ela tem uma grande moral.

Em 2011 foi lançado FF Type-0 apenas no Japão, os fãs ocidentais que entendem de japonês compraram o jogo para jogar nos seus PSPs e viram que o jogo era realmente bom, era ”mil vezes melhor que o entediante FF XIII” (segundo opiniões alheias). Assim a notícia se espalhou na internet e foram feitas várias petições e abaixo assinados pedindo que o jogo fosse lançado no ocidente.

Acontece que nessa época, as vendas do PSP já haviam caído muito no ocidente, já que os fãs estavam ansiosos para a chegada do PSVita e aqueles que estavam pensando em comprar um PSP resolveram esperar mais um pouco. Isso fez com que a Square Enix se recusasse a lançar o jogo no ocidente com medo de que as vendas fossem baixas, mas isso não foi desculpa para o que a empresa fez. A Square Enix simplesmente ignorou completamente os pedidos dos fãs, se recusando a lançar para PS3, PSVita, PC, se recusando até mesmo a dar qualquer satisfação aos fãs, eles simplesmente não se pronunciaram sobre isso.


Passados dois anos, os fãs resolveram tomar uma atitude sobre tudo isso, então se iniciou um projeto de tradução independente de Final Fantasy Type-0, que passou a ser chamado de Operation Suzaku (quando eu estiver explicando a história do jogo, vocês vão entender o porquê do “Suzaku”). Esse projeto se espalhou rapidamente pela internet e cresceu cada vez mais e mais uma vez a Square Enix não tomou nenhuma atitude.

No final, a tradução ficou PERFEITA, a nível profissional, não tem como pensar que é uma tradução independente. Deixo aqui meus sinceros agradecimentos e congratulações ao grupo.

Dois dias após eles lançarem o patch do jogo na internet, a Square anuncia os jogos remasterizados em HD e ameaça processar o grupo se eles não tirassem o patch da internet, para não ter nenhum problema com a Lei, o patch foi retirado.

Então, qual é a moral que eu havia falado antes? Bom, essa foi a lição que eu tirei dessa história: Nunca defenda uma empresa. Não importa se a Square Enix, EA Games, Atlus, Capcom, Konami, ou seja lá o que for faça ótimos games, o objetivo deles vai ser sempre lucrar com o projeto e eles estarão sempre dispostos a fazer esse tipo de sacanagem com os fãs para tirar cada centavo do bolso deles.
Eu estou fugindo completamente do assunto, então voltemos à análise. Se quiserem saber mais detalhes aqui está o link de um artigo de um blog que eu acompanho que fala justamente sobre isso.

Sinopse

Na história, o jogador é apresentado ao mundo de Orience, onde há quatro nações em guerra, cada nação tem como símbolo um animal celestial e cada um deles tem um crystal que dá a eles um poder. Suzaku, a nação dos protagonistas, tem como símbolo um pássaro vermelho e o crystal fornece ao jogador a magia; Byakko, os principais vilões do jogo tem como símbolo o tigre branco e recebe dos crystais a tecnologia; Genbu tem como símbolo a tartaruga negra e recebeu do crystal poderosos escudos; Sooryuu recebeu os dragões, poderosos aliados.

Algo que contribui muito para a trama do jogo é o fato dos cristais roubarem a memória dos vivos sobre aqueles que já morreram, ou seja, se dois parentes estão em uma missão e um deles morrer, o outro vai lembrar que já teve um irmão e que ele morreu na guerra, mas é só, nada mais fica na memória, aparência, personalidade, nada. Isso acontece para que os personagens possam dar o melhor de si na guerra sem que o luto os atrapalhe. Isso é algo interessante, triste e macabro.

Mas não para por aí, existe um item nesse jogo que é chamado de Phantoma que ajuda a melhorar o status do personagem, pode ser usado para melhorar os feitiços elementais ou para melhorar feitiços de defesa do personagem, é um dos itens mais importantes do jogo, mas como se consegue tal item? Quando você mata um soldado inimigo ou um monstro, você pode concentrar sua magia para arrancar o Phantoma do corpo do inimigo; é isso mesmo o que você está pensando, Phantoma é a alma daqueles que já morreram e como os vivos não tem nenhuma memória sobre eles, eles não se importam em usar isso para ficarem mais fortes.



E assim se segue o enredo do jogo, nesse cenário sinistro e sombrio. Existem termos nesse jogo que aparecem em FF XIII (muito justo, já que ambos são da Fabula Nova Crystallis) assim como o termo l’Cie, que são humanos que receberam poderes de entidades divinas e tem uma grande força física e mágica. Em FF Type-0 os l’Cie receberam poderes dos cristais e são adorados e devem lealdade aos cristais. O mundo segue apenas um destino: aquele escrito pelos cristais. As pessoas e suas decisões são comandadas por eles, apesar de parecer um livre arbítrio. Os cristais existem apenas para seguir as ordens da Deusa criadora do mundo.
Como eu disse anteriormente, a nação dos protagonistas é Suzaku e quase toda a história é focada nela. A capital da nação é uma escola de magia conhecida como “Vermillion Peristylium” (ou apenas Peristylium), onde todos os protagonistas estudam. Todos os protagonistas são da mesma classe, a Class 0. Todos os estudantes lutam na guerra, principalmente a Class 0 que é vista como “a classe especial”.

O jogo começa com Byakko tentando invadir Peristylium e os protagonistas defendendo a escola. Ele começa com um simples tutorial e após isso a historia segue onde o jogador fica sabendo de mais detalhes sobre o enredo. Após essa missão, dois novos estudantes entram para a Class 0.

Personagens

Ace



Ele é o personagem central da Class 0, é bem calado e sério, mas com a personalidade um pouco infantil. Em todo o jogo, ele é um dos dois únicos personagens que acabam se lembrando de alguém que já morreu. Ele luta com cartas, suas skills são bem equilibradas, sendo principalmente um personagem de ataque a distância, mas tendo também habilidades de curta distância. Ótimo com magias. É o meu favorito justamente por ser bastante equilibrado, fora que eu me identifico com sua personalidade.

Deuce

Carinhosa, doce e meiga, honesta com seus amigos, mas ás vezes é teimosa. Ela luta concentrando a magia com sua flauta.Tem ataques à distância e habilidades de suporte. Ótima com magia, porém é muito lenta, o que faz com que ela morra rápido, caso o jogador não preste bastante atenção a todos os inimigos.

Trey



Altamente inteligente. Sempre entende rapidamente a situação e tenta explicar para os companheiros, que sempre ficam confusos e irritados pela quantidade de palavras que ele usa. Fala bastante, continua falando mesmo que os outros estejam cansados da sua conversa. Apesar de ser bastante inteligente, não presta nenhuma atenção ao que está a sua volta, por isso não percebe, por exemplo, que os seus companheiros estão cansados de escutar ele falar. Ele utiliza arco-e-flecha e tem uma mira perfeita, porém, por causa disso tem uma grande desvantagem em lutas a pouca distância.

Cater



Espontânea e hiperativa, sempre diz coisas como “Não pense, confie nos seus instintos” o que geralmente leva ela a problemas e situações confusas. Luta utilizando uma pistola de munição mágica. Ótima à distância, porém lenta na hora de fazer a troca movimentar/atirar e vice-versa. Ela pode ser uma personagem com disparos lentos e fortes ou uma personagem com disparos rápidos e fracos, dependendo da habilidade do jogador.

Cinque



Tem uma personalidade espontânea, imprevisível e infantil, o que faz com que as pessoas tenham vergonha de ficar perto dela. Chorona e exagerada, diz ter um sexto sentido para saber quando algo ruim vai acontecer e ela sempre acerta. Ela luta com uma maça utilizando ataques físicos e extremamente fortes, porém muito lentos e que dificultam a sua movimentação.

Sice



Revoltada e com um pavio curto, gosta de resolver as coisas na pancada. Tem um vocabulário rude, cheio de palavrões. Diz não gostar de ficar próxima às pessoas, porém mostra de vez em quando ter um lado sensível. Luta usando uma foice, com ataques físicos extremamente rápidos e precisos, além de ter uma ótima agilidade na hora de esquivar de ataques.

Seven



Tem uma aparência fria e séria, porém é bondosa e caridosa, o que fez sua fama com os garotos das outras classes. Ela luta com uma espada-chicote, podendo alterar rapidamente entre ataques curtos ou médios, de um único alvo ou ataque em área. É ótima para se esquivar de ataques rápidos e tem skills de ataques a distância.

Eight



É o personagem mais esquecido na história, em cenas de diálogo, tem poucas frases. Ele é bastante alegre e piadista. Adorador das artes marciais. Luta com os próprios punhos, utilizando apenas luvas (só para não falarem que ele não usa arma). Tem ataques rápidos, porém fracos. É bastante lento na hora de andar ou de se esquivar de ataques. Péssimo com magia.

Nine



É visto pela maioria da classe como o mais burro, extremamente estúpido. Raramente entende a situação, a menos que alguém explique a ele de maneira simples. Tem um pavio curto e se estressa com as menores coisas. Luta usando uma lança com ataques lentos, porém precisos. É ruim para lutar com vários inimigos ao mesmo tempo. Péssimo com magia.

Jack

É do tipo que faz amizade facilmente e que é amigo de todos. Adora animar seus companheiros em momentos difíceis com frases de apoio. Luta usando uma katana, com ataques extremamente lentos, porém extremamente fortes, podendo até matar um inimigo com um único golpe, porém ele é pouco recomendado para lutar com vários inimigos ao mesmo tempo e não é bom com magia.

Queen



É do tipo justiceira, apesar de ser bastante companheira, adora dar sermões quando percebe que seus amigos estão fazendo algo de errado, é extremamente inteligente. Luta com um sabre, com golpes rápidos e precisos. Bastante rápida, ótima para esquivar de ataques e é boa com magia.

King



Sério, porém caridoso. Sempre tem a resposta na ponta da língua, está sempre disposto a ajudar o seu companheiro. Luta com duas pistolas, mas não é recomendado para atacar inimigos muito distantes, quanto mais perto o inimigo estiver, mais forte e certeiro é seu tiro, ainda assim é muito bom para atacar a distância, tem ataques relativamente rápidos e é ótimo para esquivar de ataques, mas suas pistolas só aguentam 12 tiros, após isso tem um tempo para carregar.

Machina Kunagiri



Ótimo estudante. Preocupa-se muito com Rem, não se dá muito bem com o restante da classe. Se junta a Class 0 após os eventos iniciais do jogo. Suas atitudes são de quem não se preocupa nem um pouco com a Class 0, apenas com a si mesmo e com Rem. Ele e Ace são os únicos que se lembram de alguém que já morreu. Ele luta com dois floretes, não é recomendado para atacar vários inimigos. Ágil, mediano com magia.

Rem Tokimiya



Carinhosa, se preocupa muito com seus companheiros, principalmente com Machina, que é seu amigo desde infância. Ela e Machina narram a história do jogo e todos os eventos acontecem de acordo com a perspectiva dos dois, principalmente de Rem. Assim como Machina, ela se junta a Class 0 após os eventos iniciais do jogo. Ela utiliza duas adagas com golpes rápidos, porém fracos. Ótima com magias.

Izana Kunagiri



Irmão mais velho de Machina e melhor amigo de Rem. Não se sabe muito sobre ele, pois ele morre pouco antes dos eventos iniciais do jogo. Apenas se sabe que ele era apaixonado por Chocobos, principalmente por Chichiri, seu chocobo de estimação; sabe-se também que ele e Ace eram ótimos amigos, o que explica a misteriosa afeição que Ace tem por Chocobos. Apesar dos cristais roubarem a memória dos vivos sobre os mortos, tanto Ace quanto Machina tem vagas lembranças sobre Izana, o que faz com que Machina culpe a todos na Class 0 pela morte de seu irmão, já que Izana morreu durante a guerra.


Arecia Al-Rashina



Chefe da divisão de magia de Suzaku e de Peristylium. Antiga comandante da Class 0. Ela é uma personagem muito misteriosa e se sabe muito pouco sobre ela, mas apesar dela ser muito séria, ela ama todos os seus estudantes e tratam-nos como sua família, tanto que eles tem o costume de a chamar de “Mãe”. Em momentos em que muitos superiores de Suzako estão suspeitando da Class 0, acreditando que eles são espiões, ela é uma das únicas que acredita neles e os defendem.

Bem, existem MUITOS personagens que são importantes para a história, então eu vou parar por aqui.

Dados gerais:

  • · Gráfico: Perfeito! Não existe melhor palavra para descrever o gráfico do game. Seja na jogabilidade, nas cutscenes ou as CGs, tudo é perfeito. Com gráficos tão bons, era de se esperar muitos bugs, mas são muito poucos. O único bug que eu vi no jogo todo (isso, porém, acontece repetidas vezes) foi atravessar um NPC que está andando em minha direção; ás vezes eu simplesmente atravessava, às vezes eu esbarrava nele, mas era como se eu estivesse batendo na parede, então o personagem automaticamente dava a volta (embora ele fique o tempo todo andando em frente). Nota: 10,0.


  • · Enredo: Outro tópico que fica perfeito. Eu teria dado 10,0 se não fosse por um pequeno detalhe. São 14 protagonistas, mas na maior parte do tempo o enredo se foca em Ace, Machina e Rem e raramente o jogador sente os outros como sendo “protagonistas” e isso meio que tirou completamente o sentido de ter vários protagonistas. Nota: 9,5.



  • · Jogabilidade: Esse é o tópico mais interessante nesse game. O jogo se passa por capítulos, porém o tempo não é contado (até que é contado, mas é basicamente de hora em hora); acontece assim: Tem uma missão, durante a missão você tem que escolher três dos quatorze protagonistas, um deles você vai controlar e os outros vão lhe dar assistência, a qualquer momento você pode trocar para algum dos outros dois personagens que você escolheu, você só vai poder trocar para um dos outros onze que você não escolheu se você ou outro protagonista da sua equipe morrer (o que acontece com frequência). As lutas não são por turno, como nos Final Fantasy mais antigos, o que faz do game um RPG de ação; A inteligência artificial dos inimigos funcionam basicamente da seguinte maneira: se eles estiverem em vantagem numérica, eles atacam, senão, eles fogem, em 80% do tempo os inimigos vão focar aquele personagem que você estiver controlando, o que torna difícil controlar personagens que não são ágeis para esquivar como Deuce ou Jack; você tem que realizar diversos combos e utilizar suas magias para derrotar os inimigos o mais rápido possível, a maioria das missões tem um limite-tempo. Se empacar em uma parte e estiver com poucos protagonistas vivos (eles só vão renascer depois que você acabar a missão, ou seja, se todos morrerem, é game over) você pode abortar a missão e começar tudo de novo para tentar chegar naquela parte com mais personagens vivos. Sendo um RPG, o jogo obviamente tem um sistema de Level Up, porém isso não faz tanta diferença; você pode, por exemplo, fazer uma missão Lv 30 estando no Lv 22 sem muita dificuldade, ou matar um inimigo Lv100 com todos os seus personagens no Lv 30 (mas nesse caso, você vai ter um pouco de dificuldade). Ao longo da missão, é importante ficar atento ao mapa e aos comandos do Moggle que vai dizer, por exemplo, se você é obrigado a matar aqueles inimigos ou se você pode fugir, caso eles sejam muito fortes. Quando acabar uma missão, você vai ter um tempo livre, vai aparecer no canto da tela quanto tempo falta para a próxima missão (vai aparecer, por exemplo, 4 days and 2 hours, sendo que isso vai contar os dias como tendo 12 horas), cada ação que você fizer, vai consumir um certo tempo, por exemplo, estudar além de aumentar seus status em determinada área, vai consumir cerca de 8 horas; conversar com alguém (isso vai depender, se a pessoa tiver com uma exclamação em cima da cabeça, então é porque ela quer conversar) além de você ganhar um item e ter uma possibilidade de desbloquear uma cutscene secreta, isso vai consumir 2 horas; sair da escola para explorar o mapa, subir de nível, realizar Quests não-obrigatórias ou simplesmente visitar outra cidade para comprar um item, vai consumir 6 horas (mas o tempo só vai passar depois que você voltar para a escola). Quando o tempo passar, a missão vai começar, se você não quiser fazer nada, apenas pular o tempo para a missão, é possível. Você pode, durante a missão realizar um Summon, como nos FFs antigos, mas se fizer isso, o personagem que você estiver usando, morre. Existe uma grande variedade de skills para cada personagem que você é livre para escolher; quando um personagem sobe de level, ele ganha uma certa quantidade de pontos, com esses pontos você pode desbloquear novas skills para seus personagens. O modo multiplayer funciona da seguinte forma: se você tiver dificuldade em uma missão, pode se conectar a internet e pedir ajuda de um amigo seu, que vai te ajudar, mesmo estando longe de você e você, obviamente, também pode ajudar um amigo. Para cada missão que você ajuda, você ganha uma quantidade de pontos (chamados, aparentemente sem nenhuma razão de SPP) com esses pontos você pode comprar itens que não são acessíveis comprando com Gill (que é o dinheiro que você ganha matando monstros e após realizar uma missão), outro fator interessante é que existem missões não-obrigatórias que tem como objetivo conseguir uma quantidade de SPP, o que estimula os jogadores a não jogarem apenas no modo Single-Player. O que eu achei interessante nessa jogabilidade é que ela é única, ela lembra vagamente Kingdom Hearts e é uma mistura de KH, Final Fantasy: Crisis Core e Final Fantasy VII: Dirge of Cerberus, porém ela é difirente de tudo, é única. O único ponto fraco que eu encontrei foi na câmera, no PSP, você controla o personagem com o analógico e com os direcionais, você controla a câmera, o que dificulta muito, porém apertando R a câmera é ajustada automaticamente, o que me salvou muitas vezes, mas no PS4 e no XBoxOne, acredito que isso vai ser facilmente resolvido com o segundo analógico. Nota: 9,9.



Conclusão


Minha nota final para o jogo é 9,8. Como eu disse no início da análise, o jogo é uma obra-prima, uma ótima experiência. Para quem pretende comprar um PS4 ou um XBoxOne, não existe desculpa para não comprar o game (exceto, é claro, se você for pobre, por outro lado se você fosse pobre você não teria um PS4 ou um XBoxOne, então não existe mesmo nenhuma desculpa) e para quem tem um PSP e se arrepende de não ter baixado quando o Patch ainda estava no ar, fique tranquilo, o jogo ainda está rolando pelos torrents da vida, você pode encontrar sem dificuldade nenhuma, e você ainda vai estar jogando de graça, o único ruim é que você não vai poder jogar o modo multiplayer, mas eu sinceramente não senti falta nenhuma desse modo quando estava jogando, exceto pelas missões não obrigatórias que exigiam que eu conseguisse SPP, mas fora isso, nada.

Conselhos

  • · Não pule o tempo direto para a missão, você vai perder de ganhar itens realizando Quests não-obrigatórias e de subir de level ao explorar o mapa.
  • · Apesar de você poder visitar outras cidades ao longo do game, elas são muito pequenas, não espere grande coisa.
  • · Se você não encontrar nenhuma missão não-obrigatória em Peristylium, vá para outras cidades que você encontra facilmente.

  • · Rem tem uma Skill chamada “Don’t Die” em que por um determinado tempo, caso ela e/ou seus companheiros morram, eles renascem com o HP e MP cheios, é uma boa ideia usar essa Skill e depois usar uma Summon, pois assim você evita de morrer desnecessariamente.

  • · Se você quiser chegar até uma cidade ou uma área no mapa sem lutar, é uma boa ideia usar um chocobo para evitar lutas.
  • · Seja esperto ao montar seu time, deixe sempre alguém que tenha a magia “Cura” e alguém que ataca a distância na sua Party.
  • · Em determinadas missões, você pode encontrar inimigos que voam, tornando impossível matar eles com personagens que lutam a curta distância, procure deixar sempre os que atacam de longe vivos.
  • · Quando zerar o game, não desligue o console, espere os créditos passarem e vai passar uma cena pós-creditos mostrando a verdadeira e triste conclusão da história. Após a cena, espere mais créditos passarem e vai desbloquear um capítulo extra, esse curto capítulo é apenas uma série de cutscenes que mostra o que acontece pouco antes do início do game. Após passar pelo capítulo e por todas as cutscenes, o jogo vai começar novamente do início, desde o tutorial, mas agora você estará com o mesmo level que estava durante a batalha final.

Bom, é isso. O artigo deu muito trabalho para fazer então eu espero ter um bom retorno. Comentem para eu saber se o artigo foi bom, se ajudou vocês, se vocês pretendem jogar seja no PSP ou nos consoles da nova geração. Percebi que o artigo ficou bem grande, então eu completei meu objetivo, eu consegui falar de quase tudo (com certeza eu esqueci alguma coisa) dando o mínimo possível de spoiller, acredito que eu não tenha dado nenhum spoiller. Muito obrigado pela a atenção de todos e até o próximo artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...