Olá mais uma vez, sejam bem-vindos ao meu blog e eu comprei semana passada um Nintendo DS, estou muito feliz, agora vou ter mais opções de análises para fazer aqui e vou ter mais opções sobre o que falar no blog.
Antes de tudo, gostaria de falar que não sou nintendista. Obviamente sou fã da Nintendo, mas eu também curto Sony e Microsoft (mais a Sony, mas ok). Gostaria de pedir também que não façam discurso de ódio nos comentários; comentem, falem sobre a opinião de vocês, é tudo permitido, desde que não faltem com respeito com ninguém. Então vamos começar.
Muitas pessoas veem dizendo que, por conta do fracasso do Wii U, a Nintendo não está longe de chegar onde a Sega e a Atari hoje estão, mas esse é basicamente o único argumento “válido” que os haters encontram para esfregar na cara dos nintendistas que a Nintendo está perto de falir.
Sim, não é difícil encontrarmos algum youtuber ou blogger falando que a Nintendo está perto de falir, mas a coisa não vai bem por aí. Se o “fracasso do Wii U” é o único argumento válido para provar que a Nintendo está falindo, há 8 anos atrás, não se tinha nenhum argumento, falo isso pois esse “boato” começou desde antes do Wii (embora o boato tenha ficado mais forte com o lançamento do Wii), onde muitos sonystas e caixistas não aguentavam ver seus preciosos PS3 e Xbox 360 perder em vendas para um console que nem HD tinha.
Porém, o Wii U ser “um fracasso em vendas” está longe de ser um motivo plausível para a Nintendo deixar de produzir consoles. Apesar de tanto a Sony quanto a Microsoft terem títulos específicos para suas empresas, eles compartilham muitos jogos, a Nintendo deita e rola por seus jogos que só ela tem. Se o problema é falta de venda, um “Super Smash Bros.”, um "Mario Kart" podem facilmente resolver o assunto.
Por que as pessoas tem tanto ódio da Nintendo hoje em dia? Bem, eu refleti um pouco sobre esse assunto e essa foi a melhor explicação que eu consegui encontrar: Os jogos de hoje em dia tentam fazer gráficos cada vez mais realista, sempre foi assim, inclusive, mas a Nintendo é especialista em fazer jogos longe da realidade.
Certamente gráficos não são tudo em um jogo, a história também é muito importante, mas o que atrai o jogador mesmo é a jogabilidade, se a jogabilidade for perfeita, o resto pode ser um lixo que o jogo ainda vai vender muito. Porém vivemos em uma época em que é comum uma pessoa recomeçar a assistir um anime ou seriado que ela já estava na metade só porque o site postou os vídeos em HD, então, hoje em dia, o que vende um jogo são os gráficos, apesar do divertimento estar dependendo apenas do gameplay.
Então todo mundo conhece a cara da Nintendo que sempre coloca a jogabilidade na frente dos gráficos, ou seja, a Nintendo é, hoje, um Tabu para os gamers, pois se a Sony hoje faz um jogo com gráficos de PS2 aparecem mil haters chamando o jogo de lixo, coisa que eu considero ridículo.
Só lembrando que a Nintendo é mestre em marketing, esse lance dos Amiibos foi jogada de gênio, eles finalmente acharam uma ótima utilidade para Action Figures que antes só ficavam em uma prateleira empoeirando e não duvido que outras empresas queiram se aproveitar dessa ideia.
Vale lembrar também que o 3DS vende mais que água no Japão e certamente os haters iriam se aproveitar do New 3DS para falar bobagens. Já falaram que títulos que foram anunciados para o 3DS só iria sair para o New 3DS como Pokemon Omega Ruby/Alpha Sapphire e Super Smash Bros., o que hoje sabemos que foi uma mentira, esse é tipo de coisa não acontece com a Nintendo normalmente, ainda assim a Nintendo também faz sacanagens com os fãs (só não é tão frequente assim).
Enfim, para acabar de vez com essa discussão, foi divulgado recentemente que a quantidade de dinheiro que a empresa tem guardado é tão grande que se hoje, ninguém nunca mais comprar nenhum jogo da Nintendo e mesmo assim a empresa continuar fazendo jogos, ela só iria falir em 2050, ou seja, os haters podem falar a vontade que a Nintendo tem dinheiro para falir 10 vezes e ainda continuar triunfando com seus jogos.
É isso, espero que tenham gostado. O fato de eu ter comprado um NDS não tem nada a ver com esse post, claro que me inspirou um pouco, mas eu já tinha escrito esse artigo antes de comprá-lo. Eu deveria ter postado esse artigo a mais tempo, mas eu fiquei três dias sem internet! (Ç_Ç) Obrigado por lerem e até a próxima.