sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Fatos Curiosos: The legend of Zelda.



Sem dúvidas, uma das sagas mais amadas pelos gamers, não só por quem é fã de carteirinha da Nintendo. Há quem diga que se você não jogou quando criança, não adianta querer jogar agora que você não vai virar fã da noite para o dia, o que é mais mentira do que verdade.

Certamente ninguém vai virar fã de uma grande franquia da noite para o dia, mas nunca é tarde demais para experimentar e com o tempo se apaixonar pela série. Decidi trazer para esse blog uma série de curiosidades sobre essa tão amada franquia.

1°: O nome de Link.



Como muitos sabem, mas é sempre bom lembrar, o protagonista não se chama Zelda, esse é o nome da princesa que ele tem que salvar e o nome do protagonista na verdade é Link, mas porque os desenvolvedores deram a esse grande herói esse nome que a primeira vista não faz sentido?

Acontece que a ideia de viagem no tempo sempre foi uma ideia para o jogo, mas o que eles pensavam no início era que Link deveria viajar entre o passado e o futuro de forma que quando ele viajasse todo o cenário mudaria de uma ambientação medieval para uma completamente futurista, para se ter uma ideia, no inicio eles pensavam em fazer a Triforce ser na verdade uma junção de chips eletrônicos.

O significado do nome Link seria exatamente por isso, ele seria um “Link” (vínculo) entre o passado e o futuro, mas como os produtores mudaram de ideia, eles simplesmente dizem que ele é um “Link” entre o jogo e o jogador.

2°: A Deku Tree no primeiro The Legend of Zelda.



Em The Legend of Zelda: Ocarina of Time, a Deku Tree é uma árvore anciã que é responsável pelo “despertar” do Link(isso também pode ser considerado no sentido literal, já que Link estava dormindo quando a Deku Tree enviou a fada Navi para explicar para Link o seu objetivo no jogo).

Ela pede para Link o livrar de uma maldição que um “misterioso homem do deserto” (quem será?) lançou sobre a Deku Tree e Link o ajuda, mas mesmo assim a Deku Tree acaba morrendo.

No primeiro The Legend of Zelda, a primeira Dungeon é na verdade uma árvore morta, fãs tem motivos para acreditar que essa árvore seja na verdade a Deku Tree, se considerarmos a cronologia dos jogos que foi divulgada pela Nintendo em 2011, o que faz bastante sentido, já que tanto a Deku Tree quanto essa árvore são as primeiras Dungeons de ambos os jogos.

3°: Chris Houlihan



Em 1991, um garoto chamado Chris Houlihan ganhou uma competição da Nintendo e o prêmio seria que seu nome estaria no próximo jogo da série Zelda (que seria o A Link To The Past), mas o tempo passou e ninguém encontrou esse nome no jogo, nenhum personagem nem nada.

Até que descobriram uma sala secreta cheia de rupees com uma placa que tem escrito “Meu nome é Chris Houlihan, esse é meu quarto secreto, mantenha isso entre nós, Ok?”.

4°: Spiritual Stones.



Logo no início de Ocarina Of Time, nossa Quest principal é conseguir as três Spiritual Stones: Kokiri’s Emerald (Esmeralda Kokiri), Goron’s Ruby (Rubi Goron) e Zora’s Sapphire (Safira Zora). Ruby, Sapphire e Emerald, isso lembra algo? São as versões da terceira geração de Pokemon, inclusive a última insígnia da região de Hoenn lembra a Triforce.

Só que isso foi algo que eu percebi e eu, até o momento, não encontrei nada que comprove que Pokemon fez essa referência a Zelda, ou seja, pode ser apenas uma coincidência, ou só besteira minha mesmo.

5°: A origem de Majora’s Mask.



Quando foi lançado Ocarina of Time, Shigeru Miyamoto (criador da série) planejava lançar uma expansão do jogo, mas os desenvolvedores insistiam que ele deveria se concentrar no próximo título da série e ele disse que se eles conseguissem criar um bom jogo em um ano, ele não lançaria a expansão.

Assim surgiu Majora’s Mask, de uma aposta, foi feito em cerca de um ano, sem Shigeru ter mexido em nada no jogo e é considerado pelos fãs, um dos melhores jogos da série, a maioria diz que só perde para Ocarina of Time, já outros dizem que chega a ser melhor que OoT.

6°: A origem da máscara Majora.



Em Ocarina Of Time (jogo que antecede Majora’s Mask) podemos comprar máscaras para usarmos sem nenhum motivo ou podemos vender algumas e fazer Side Quests. Já em Majora’s Mask, todo o jogo gira em torno das máscaras e a principal é a máscara Majora que o Skull Kid (vilão do jogo) roubou.

Acontece que a máscara Majora foi baseada em uma tribo indígena brasileira que é conhecida por fazer, além de máscaras, artes com cerâmica. O nome da tribo é Marajoara, que, se pegarmos a primeira sílaba e ignorarmos a próxima (contando a terceira e ignorando a quarta e assim por diante) fica Majora.

7°: Skull Kid em Ocarina of Time.



O Skull Kid, vilão de Majora’s Mask, aparece em Ocarina of Time, e nesse jogo, Link toca uma música com ele e em outra Side Quest, Link vende uma máscara a ele (não é a máscara Majora, ela nem aparece em OoT), ou seja, bem antes dele e Link se enfrentarem, ele ajuda o Link em sua jornada contra o Ganondorf e Link ajuda ele também, sendo que ele pode ter criado essa obsessão por máscaras a partir do momento em que Link o vende a máscara.


8°: Origem da Triforce.



Não foi a Nintendo e nem Shigeru Miyamoto que criaram a Triforce, esse símbolo surgiu com o clã Hojo, que foi um clã que detinha o poder do governo durante o período Sengoku no Japão. Naquela época o símbolo tinha o nome de Mitsu-uroko e representava três escamas de peixe.

Bem, é basicamente isso. Comecei nesse blog essa nova série de “curiosidades”, espero que tenham gostado, comentem para eu saber o que vocês acharam e também para eu saber onde eu poderia ter melhorado, isso vai ajudar muito para os futuros artigos que eu vou escrever.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...