domingo, 1 de março de 2015

19 anos de Pokémon!


No dia 27 de fevereiro de 1996, foi lançado no Japão Pokemon Red e Green. Essa sexta-feira, uma das mais amadas franquias completou 19 anos. Eu decidi fazer um artigo aqui no blog homenageando essa tão amada franquia falando sobre a primeira geração e quem sabe, eu traga outros artigos falando sobre as outras gerações futuramente...

A geração 1 trouxe as primeiras versões de Pokémon: Red/Green/Blue/Yellow. Eu pensava que as versões Blue e Green fossem a mesma coisa, mas depois de uma pesquisa que eu fiz quando estava preparando esse artigo, eu descobri que a versão Green original (que se chamavam Pokemon Midori) NUNCA foi lançada fora do Japão (sem contar, é claro, com o remake Pokemon LeafGreen).


Essa geração trouxe os tão famosos 151 primeiros pokemons. Muitos fãs defendem que Pokemon acabou na primeira geração. Para vocês que defendem isso, eu digo FAÇAM-ME O FAVOR DE ENCONTRAR ALGO MELHOR PARA RECLAMAR, vão reclamar dos impostos, da corrupção, da hipocrisia...

 Não nego que a primeira geração de Pokémon é a mais nostálgica de todas e que muitas versões que chegaram após a primeira geração não são tão boas quanto elas, mas nenhuma versão de Pokémon chega a ser ruim, além disso, as primeiras versões tinham muitas desvantagens que foram corrigidas com as versões seguintes.

Uma dessas desvantagens era a dificuldade em trocar pokemons; para completar a pokedex e capturar todos os 151 pokemons, o único jeito era trocar pokemons com amigos que tinham versões diferentes da que você tinha, pois cada versão tem pokemons selvagens exclusivos (e isso acontece até hoje) e é exatamente por isso que Pokémon só é lançado em pares, a ideia não é fazer você jogar as duas versões e sim garantir divertimento tanto individual quanto em grupo, porém era muito difícil encontrar alguém que tinha uma versão diferente da sua, encontrar alguém que tinha os pokemons que você queria era mais difícil ainda; Hoje, trocar pokemons é tão fácil quanto comprar pão na esquina.

Outra desvantagem gritante é não poder correr no game e só conseguir uma bicicleta depois de umas boas horas, você só relaxava mesmo depois que conseguir o fly e ainda assim não resolvia o problema por completo. Quem teve um magikarp ou um abra sabe o quão difícil era evoluir pokemons fracos (na segunda geração surgiu o Exp. Share que facilita muito as coisas). Essas são apenas as mais chatas das desvantagens que a primeira geração tinha, mas tem outras como a falta de lógica do jogo, exemplo: Doduo e Dodrio podem aprender fly MAS ELES NÃO TEM ASAS, por outro lado Charizard e Scyther não podem aprender o fly MAS ELES TEM ASAS! Sem contar a grande quantidade de bugs que os primeiros jogos trouxeram, inclusive o Missingno é um dos bugs mais famosos até hoje (já falei desse glitch aqui no blog).

O único Pokemon que eu joguei dessa geração foi Pokémon Blue (foi o primeiro pokemon que eu joguei na vida) e só para vocês terem uma ideia da diferença do nível de dificuldade dos Pokemons daquela época para hoje, eu joguei até conseguir mais ou menos 4 insígnias e tive quase 50 horas de jogo, já Pokemon FireRed eu zerei com mais ou menos 35 horas (sem contar os eventos pós-jogo).

Dessa geração teve também Pokemon Yellow, era baseado completamente no anime e trazia várias diferenças entre as outras versões, a maior dessas diferenças é que o treinador comaça com um Pikachu ao invés de poder escolher entre um Bulbasaur, Chamander ou Squirtle. A versão Yellow começou uma grande tradição nos jogos de Pokemon, a terceira versão de cada geração, que garantiu a versão Crystal da segunda geração, Emerald da terceira e assim por diante...


Bom, é isso, espero que tenham gostado. Comentem para eu saber como me saí escrevendo esse artigo e para ajudar nos artigos futuros do blog e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...