quarta-feira, 30 de julho de 2014

Análise: Castlevania: Dracula X Chronicles



Gênero: Plataforma; Aventura.

Desenvolvedora: Konami.

Plataforma: Playstation Portable (PSP).

Modo: Single-player.

Também conhecido como Akumajo Dracula X Chronicles no Japão, foi lançado em outubro de 2007 como remake de Akumajo Dracula X Chi no Rondo lançado apenas no Japão em outubro de 1993 para PC Engine (também conhecido como TurboGrafx-16).

O jogo conta a história de Richter Belmont que parte para o castelo de Drácula para resgatar sua noiva. Lá ele encontra outras mulheres que foram sequestradas pelo Drácula, inclusive Maria, sua cunhada de apenas 12 anos, que se junta a Richter na sua jornada e se torna uma personagem jogável.



Akumajo Dracula X Chi no Rondo antecede o Castlevania: Symphony of the Night (Akumajo Dracula X: Gekka no Yasokyoku) que é considerado o melhor jogo da série, sendo assim, muitos que jogaram o Symphony of the Night amaram o jogo, mas não entenderam o enredo por completo, pois não tinham jogando o Chi no Rondo e só depois de 14 anos eles finalmente lançaram o jogo fora do Japão reintitulado como Rondo of Blood que fazia parte do Dracula X Chronicles (mesmo sendo um remake, é possível desbloquear o Rondo of Blood original).

O jogo conta com 14 fases (incluindo a fase 0), sendo 9 delas obrigatórias e 5 secretas. Passando apenas pelas fases obrigatórias o jogador consegue o “bad ending”, o que obriga o jogador a rejogar as fases para desbloquear as fases secretas para só então concluir as “quests” do jogo e poder enfrentar Drácula de uma vez por todas, mas não se preocupe, após conseguir o “bad ending”, é possível pular as fases, o que evita o jogador de rejogar o jogo todo de novo.

Sinopse

O jogo se inicia em 1792 quando Richter está em uma viajem e é atacado pela Morte com quem ele tem que lutar logo de início, ao ver que ele está carregando o lendário chicote Vampire Killer, a morte foge. Ao chegar a seu vilarejo que está sendo atacado pelos servos de Drácula, Richter percebe a falta de sua amada, Anette e parte para resgatá-la.

Personagens

Richter Belmont



Richter é herdeiro direto de Simon Belmont e carrega consigo a Vampire Killer, o sagrado chicote que é a principal arma dos Belmonts. Como um Belmont, seu principal objetivo é mais uma vez dar um fim a Drácula, mas antes ele deve resgatar sua amada. Richter é um personagem muito sério que gosta de bancar o herói e tem medo de não conseguir resgatar sua noiva.

Anette Renard



Anette é a esposa de Richter e o principal alvo de Drácula, que tem o costume de usar as esposas dos protagonistas como “ponto fraco” deles e usar isso como um desafio. Ela é uma personagem demasiadamente fraca que precisa da constante proteção de Richter. Não se sabe muito sobre a personalidade dela, mas ela é a típica “feminina frágil”.

Maria Renard



É a irmã mais nova de Anette, mas apesar de ser nova ela tem um grande poder. Ela sabe usar espíritos de animais como familiares e invocar os quatro animais celestiais. Assim como Anette, Maria também aparenta ser fraca, mas ela usa sua aparência para que seus inimigos a subestimem. Apesar de parecer ser bastante “lerda”, em Castlevania: Symphony of the Night (quando ela está com 16 anos) ela é uma personagem bastante séria e prova que cresceu bastante mentalmente nesses 4 anos de intervalo entre um jogo e outro. Ela é de longe minha personagem favorita, não digo “de toda a série” porque eu ainda não joguei todos os jogos e, só por prazer, vou colocar no final desse post um vídeo do gameplay de Castlevania SOTN onde jogam com Maria e zeram o jogo em menos de 12 minutos.

Shaft e Death



São súditos de Drácula, sendo Shaft responsável pela ressurreição do Lorde das Trevas. Death aparece apenas no início e no meio do jogo lutando contra Richter, já Shaft aparece diversas vezes em todo o jogo sendo enfrentado apenas numa fase secreta.

Dados gerais

  •  Gráfico: O gráfico é em 3D, mas ainda retém uma jogabilidade 2D. A aparência de muitos personagens mudou assim como o design melhorando e abusando dos recursos gráficos do PSP. A aparência da maioria dos monstros permaneceu o mesmo, mudando apenas o gráfico em si. O único ponto fraco encontrado foi na ambientação que é realista demais. Quando se fala “realista demais” tendemos a pensar que isso é uma coisa boa, de fato; mas o que eu quero dizer é que é tão realista que fica difícil dizer o que é plataforma e o que é apenas CG, ou dizer o que é monstro e o que é objeto, fazendo com que percamos grandes quantidades de HP ou até mesmo morrendo em um obstáculo besta, que qualquer um passaria sem problemas. Nota: 7,5.


  •  Enredo: A história aparenta ser “fraca” se comparado aos jogos atuais, mas considerando que é um remake de um jogo lançado em 1993 e que o jogo é, querendo ou não, curto, a história está mais que perfeita. Eles não mudaram quase nada em relação ao jogo original, o que é ótimo, principalmente se você considerar o verdadeiro objetivo do lançamento desse remake. As cenas de diálogos são ótimas, o que ajuda no entendimento da história e não são longas, que deixa o jogo mais dinâmico. Nota: 9,5.



  •  Jogabilidade: O gameplay, se comparado ao original, permanece completamente não-modificada, o que é ótimo, afinal, se mudassem muito não seria um remake descente. As fases, assim como em todo Castlevania, são desafiadoras o bastante para nos deixar completamente satisfeitos quanto ao nível de dificuldade, porém os mestres são em geral muito fáceis, são poucos os que chegam a ser um verdadeiro desafio (o próprio Drácula no “bad ending” chega a ser fácil demais, apenas no final verdadeiro ele adquire uma terceira forma que chega a ser um desafio de verdade se juntar com as outras duas primeiras). Embora sejam poucos, existem alguns puzzles durante o game (principalmente se você deseja conseguir o final verdadeiro) e sua grande maioria são de dificuldade médio sendo um ou outro difícil. Nota: 8,5.



  •  Novidades: Principalmente por parte dos gráficos que passou a ser feito pela mesma designer de Castlevania SOTN. Foram adicionados dois novos obstáculos, uma barreira de Red Skeleton e outra de gelo que ajudam nos puzzles, falando em puzzles, alguns mudaram de fases. O mestre Hydra foi adicionada na fase 5. A trilha sonora foi remixada e aperfeiçoada e duas novas músicas foram incluídas, além disso, um dos desafios do game é completar a trilha sonora do jogo desbloqueando músicas escondidas pelas fases, que deixa o jogo mais dinâmico mas de certa forma cansativo, pois, embora não seja obrigado, você tem que rejogar as mesmas fases várias vezes. Além disso também é possível desbloquear o Rondo of Blood original e o Symphony of the Night que também estão com algumas poucas mudanças (isso eu considero ruim). Foi incluído também o modo Boss Rush sendo esse não obrigatório (o que eu achei perfeito), penso eu que esse modo foi incluso para compensar a facilidade dos mestres em geral e de fato recompensa, mas o que pode também ter acontecido é que os mestres estão fáceis assim justamente por causa do modo Boss Rush. Nota: 9,5.



Conclusão

Minha nota final para o jogo é 8,75. Esse jogo é basicamente o que eu espero de um remake, muitos remakes que eu encontro mudam demais a história ou o gameplay, sendo que na maioria das vezes parecendo mais uma continuação ao invés de um remake e isso não acontece nesse jogo. Todo mundo que é fã da série já jogou com toda certeza Castlevania: SOTN e esse jogo é perfeito para quem quer algo parecido com o Symphony of the Night, mas quer algo “novo”.

Quem não conhece a série pelos jogos antigos deve conhecer pelo rework Castlevaia: Lord Of Shadows, para vocês eu devo dizer que tanto o SOTN quanto o Dracula X Chronicles dá de 10 à 0 no LOS, grande parte das pessoas que conhecem Castlevania pelos jogos antigos detestou o LOS e com direito, mas não vou gastar muitas linhas desse post falando sobre isso.

Essa foi a minha primeira análise e possa ser que demore até eu trazer outra pois eu não zerei muitos jogo ultimamente e os que eu estou jogando ainda falta muito para eu zerar, além disso a nova temporada de animes começou a pouco tempo então vai demorar até começar outra, mas para não deixar o blog parado eu vou trazer mais algumas ideias do que postar no blog.

Sintam-se livres para comentar o que acharam da análise, se ficou boa ou não, se eu fui muito crítico ou se fui “bonzinho” demais, essas coisas... Quem já jogou pode comentar se concorda ou discorda comigo e por que. Podem também dar alguma ideia do que postar no meu blog, ideias são sempre bem vindas.

É isso e espero que tenham gostado! Eu trouxe alguns vídeos para enriquecer a análise:



terça-feira, 22 de julho de 2014

Summer Season 2014

Esses são os animes que eu pretendo acompanhar nessa temporada que se iniciou. Alguns eu posso abandonar, mas ainda é cedo para decidir isso. Essa lista foi feita antes da temporada começar com base em informações que eu li em outros blogs. Vou reunir algumas informações da internet com minhas interpretações e opiniões sobre o anime.

Prometem muito

Tokyo Ghoul



Sinopse: O suspense de horror/fantasia tem início em Tóquio, que é assombrado pelos misteriosos “Ghouls” que estão devorando os seres humanos. As pessoas estão tomadas pelo medo destes ghouls cujas identidades estão escondidas no mistério. Um estudante universitário chamado Kaneki encontra Rize, uma ávida leitora como ele, na cafeteria que frequenta. Pouco ele percebe que seu destino mudará durante a noite.

Total de episódios: Desconhecido

Data de estreia: 4 de Julho de 2014

Fonte

Faz tempo que eu não assisto um anime de terror psicológico e acho que Tokyo Ghoul é justamente o que eu estava precisando. O enredo bem elaborado colocando o protagonista entre o “ser ou não ser humano” adicionando tudo isso a misto de ação e horror com certeza vai fazer o espectador sofrer com apenas um episódio por semana. Boatos dizem que o anime terá apenas 12 episódios, porém nada foi confirmado ainda.

(OBS: Só gostaria de deixar registrado que se esse anime tiver menos que 24 episódio eu vou ficar muito irritado! :D)

Akame ga kill



Sinopse: Em um mundo de fantasia, o lutador Tatsumi parte para Capitol para ganhar dinheiro para salvar sua aldeia que está morrendo de fome, e encontra um mundo de corrupção inimaginável, tudo se espalhando a partir do depravado primeiro-ministro que controla os ouvidos da criança imperadora. Depois de quase se tornar uma vítima dessa corrupção, Tatsumi é recrutado para o Night Raid, um grupo de assassinos dedicados a eliminar a corrupção que assola Capitol, matando impiedosamente os responsáveis.

Total de episódios: 24

Data de estreia: 7 de Julho de 2014

Fonte

Um dos animes mais comentados da temporada (isso se não for o mais comentado), eu decidi assisti-lo apenas porque “dizem que vai ser bom” (embora o enredo tenha me chamado a atenção). Confesso que a maior parte do primeiro episódio eu passei achando que ia ser “um anime normal”, mas nos minutos finais do episódio eu percebi porque ele estava sendo tão comentado antes mesmo de estrear; apenas uma mudança no ponto de vista foi o suficiente para o espectador ver do que o anime realmente se trata. O único ponto fraco que eu achei nesse anime (até agora) foi a falta personalidade nos personagens...

Zankyou no terror



Sinopse: Em uma alternativa versão do presente, Tóquio foi dizimada por um ataque terrorista chocante, e a única dica para a identidade do culpado é um vídeo bizarro postado na internet. A polícia, perplexa com esta pista enigmática, estão impotentes de parar essa paranoia se espalhando por toda população.

Enquanto o mundo procura por um criminoso culpado por esta tragédia, duas crianças misteriosas-Que nem deveriam existir- realizam com sucesso seu plano hediondo. Amaldiçoados a andar por este mundo com os nomes de “Nine” e “Twelve”, os dois se combinam para formar “Sphinx”, uma entidade clandestina determinada a acordar as pessoas de seu sono e puxar o gatilho desse mundo.

Total de episódios: 11

Data de estreia: 11 de Julho de 2014

Fonte

Esse anime tem de tudo para ser perfeito. Meu voto é que esse seja o melhor da temporada. Não é essencialmente um terror, mas é bastante psicológico. Os personagens me lembram os de Death Note, que gostam de brincar com a mente dos outros personagens (e dos próprios espectadores).

Não prometem, mas podem valer a pena.
Bishoujo Senshi Sailor Moon: Crystal



Sinospse: Novo Sailor Moon em comemoração ao aniversário de 20 anos de Sailor Moon

Usagi Tsukino (conhecida no Brasil como Serena) é uma garota do segundo ano do ensino médio, que é um pouco desajeitada e chorona, mas ela é cheia de energia. Um dia, ela conhece Luna, uma gata preta com uma lua crescente em sua testa, então ela se transforma em Sailor Moon, uma bonita guardiã do amor e da justiça que usa uniforme de marinheira. Como guardiã escolhida da justiça, Usagi tem a missão de encontra o Ilusório Cristal de Prata com as outras guardiãs e proteger a Princesa.

Enquanto isso, a rainha do Reino das Trevas, Rainha Beryl, também envia servos para a cidade onde vive Usagi para obter o Cristal de Prata, que tem um poder imenso. Isso faz com que estranhos eventos aconteçam...

Sailor Moon pode realmente encontrar o Cristal de Prata com as outras Sailors guardiãs e protejer a princesa...?!

Total de episódios: 26

Data de estreia: 5 de Julho de 2014

Fonte

Primeiro de tudo, vou falar a relação desse novo Sailor Moon com o antigo, esse é um remake de toda a saga antiga, só que esse é uma adaptação do mangá, pois o antigo não seguia rigidamente o mangá, ou seja, pela primeira vez o trabalho original da criadora está sendo animada (depois de 20 anos, será que mangaká sofre?).



Eu não pensei que fosse necessário colocar a sinopse já que todo mundo conhece Sailor Moon, mas no final acabei colocando porque mesmo que todo mundo já tenha ouvido falar de Sailor Moon, nem todo mundo assistiu as antigas animações e algumas pessoas tem interesse em ver esse novo para evitar ter que ver as 5 temporadas antigas (com cerca de 50 episódios cada).

Sobre o porquê eu ter decidido assistir, só porque eu assistia Sailor Moon quando eu era criança e eu pensava que ele seguia o mangá, quando eu li numa revista há alguns anos que ele não segue, eu fiquei com muita vontade de ver o trabalho original e agora eu posso ver a animação sendo feita.

Sobre o episódio que lançou, ele foi literalmente igual ao primeiro episódio do anime antigo, o que é (relativamente) bom, pois mostra que o antigo não mudou tantas coisas assim no mangá.



Sobre o gráfico, eu não gostei tanto, sinceramente eu prefiro os gráficos de 1992, mas esse novo foi feito assim (mais ~colorido~) para ficar mais parecido com o mangá que é em preto e branco. Fora isso o único ponto fraco que eu vi nesse novo anime foi na dublagem que eu achei muito ruim.

DRAMAtical murder



Sinopse: A história se passa muitos anos no futuro, onde o jogo “Rhyme”, um jogo de luta virtual, é incrivelmente popular e as pessoas possuem “ALLMattes”, computadores inteligentes. Aoba leva uma vida normal, trabalhando em uma loja de sucata e vive com sua avó na ilha Midorijima. Ao contrário dos seus amigos, ele não joga Rhyme nem participa de nenhuma gangue. No entanto, quando começam boatos de pessoas que estão desaparecendo, Aoba vê a necessidade de desvendar os mistérios por trás da ilha a fim de proteger sua vida cotidiana.

Total de episódios: Desconhecido

Data de estreia: 7 de Julho de 2014

Fonte

O anime trás um enredo rico em mistério, ficção científica e yaoi. Ele é baseado em um Visual Novel da Nitro+ que faz sucesso na internet (principalmente entre aqueles que entendem japonês). O jogo não foi lançado oficialmente no ocidente, mas é facilmente encontrado na internet em inglês ou até mesmo em português, mas vou logo avisando que quase todas as rotas são de Yaoi Lemon (Pornô gay) com exceção da rota principal que é a que está sendo animada que já é gay o suficiente. O anime não promete tanto, mas considerando seu enredo, é maldade descartá-lo antes de conferir.

Kuroshitsuji: Book of Circus



Total de episódios: 10

Data de estreia: 11 de Julho de 2014

Fonte

Antes de tudo vou explicar a relação desse com o antigo. Primeiro vamos pensar no mangá e a sua divisão de arcos. O primeiro episódio do anime anterior (e o primeiro volume do mangá) são o primeiro arco, o Arco Inicial. Depois vem o Arco do Jack, o estripador, que no anime começa no episódio 2 e vai até o 6. Do episódio 7 até mais ou menos o 13 são episódios fillers, inclusive aquela parte do cão demoníaco (sim, ele não aparece no mangá). Os episódios 14 e 15 são o terceiro arco, o Arco de Culinária, que é aquela parte do indiano e depois disso, tudo que acontece no anime é filler, TUDO. A parte dos anjos, a segunda temporada, aquele episódio que mostra Under Taker no mundo dos shinigames, o próprio mundo dos shinigames, etc... Mas no mangá, depois do Arco de Culinária, vem o Arco do Circo que é um dos melhores arcos do mangá e nunca foi animado. Agora, há pedidos de fãs, esse arco vai ser animado.

Como alguém que acompanha o mangá, eu fiquei feliz em ver esse arco sendo animado, mas eu tive minhas esperanças jogadas fora quando vi que ia ser apenas o arco do circo, eu queria que eles reanimassem o anime só que na forma correta dessa vez, pois embora o arco do circo seja MUITO bom, ele não é o único que não foi animado, além disso o mangá já está tão avançado que eu pensei que já estava na hora de fazer outro anime seguindo o mangá como fizeram com Hunter X Hunter (que, a propósito, está se superando como remake).



Não vou falar quase nada sobre esse arco para não dar spoiller, mas uma coisa que eu admirei muito nesse arco, e penso eu que é o motivo dele ser tão valorizado, são os personagens (não vou falar mais nada).

Fiquei sabendo que vão animar também o arco que se passa após o arco do circo que até agora é meu arco favorito, mas vão animar ele como um OVA, se quiserem saber mais, aqui está a fonte, mas eu aconselho vocês a não pesquisar muito sobre esse arco, pois quanto menos souberem sobre esse arco, melhor vai ser quando vocês forem assistir.



Bem, é isso. Tem mais alguns animes que eu assisti o primeiro episódio mas não coloquei aqui pois eu não gostei. Só alguns avisos:

1-Essa não é a lista completa de todos os animes da temporada, só os que eu pretendo acompanhar. Se vocês quiserem, eu posso futuramente divulgar os blogs em que eu vejo as listas completas.

2-As sinopses foram todas vistas no MyAnimeList e foram traduzidas por mim, mas eu não sou um tradutor profissional, tem coisa que é mesmo meio chatinho de traduzir e a maioria eu fiz morrendo de sono então é normal se eu tiver traduzido algo que você não entendeu.

3-Eu prometi uma análise de um jogo que eu zerei recentemente, mas eu ainda nem comecei a fazer, mas talvez não demore tanto quanto demorou a eu fazer essa lista! 

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Sobre o que é esse Blog?

O blog não tem um tema específico, mas os principais assuntos vão ter relação com videogames e/ou animes. O blog vai trazer aos leitores recomendações e críticas, além disso, vou falar sobre os animes que pretendo acompanhar em cada temporada que se iniciar.

Não trarei um guia completo sobre todos os “novos animes da temporada”, apenas sobre aqueles que chamarem a minha atenção.

Sobre videogames, posso não fazer (com frequência) críticas e recomendações de jogos “novos”. Não tenho nenhum console da nova geração, mas sei que muitas pessoas ainda têm um PS2 ou um PSP e ainda querem aproveitar alguns jogos dessas gerações.

Bom, basicamente é isso, logo eu trarei um guia sobre os animes da Summer Season 2014 ( que começou no início do mês) que eu estou acompanhando. Também farei nessa semana uma crítica de algum jogo que eu zerei recentemente.

Se você quiser me conhecer melhor:

Facebook

Twitter

Tumblr
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...