terça-feira, 26 de agosto de 2014

Séries animadas

Como eu não tenho muita coisa para postar no blog, decidi fazer uma postagem sobre qualquer coisa que eu goste a acabei decidindo fazer sobre desenhos animados com temática de adultos, mas eu me lembrei de que tem muitos desenhos hoje com temas pornográficos e que os desenhos que eu queria falar sobre tem uma temática mais para “jovens adultos” por não ter tantas piadas pesadas quanto desenhos como Ugly Americans, por exemplo.

Então vou falar sobre Séries animadas que não são infantis, mas não tem temas tão pesados.

Os Simpsons



Essa série tem muitos temas pesados, mas não chega a ter classificação +18. Todo mundo conhece esse desenho sobre uma família amarela e tudo mais... Uma coisa que as pessoas não entendem é como esse seriado consegue fazer sucesso a mais 25 anos. Principalmente porque é uma Sitcom, mas ao contrário de muitas Sitcoms que apenas satiriza a vida cotidiana, Os Simpsons faz diversas críticas. Todo episódio tem uma temática, alguns criticam a sociedade Capitalista, Racista, Homofóbica e etc...



Eu gosto de pensar em cada personagem como um “estereótipo” o que ajuda a entender determinadas piadas. Vou dar alguns exemplos:

-Homer: Típico pai de família americano. Além de retratar a obesidade adulta e sedentária, ele retrata americanos homofóbicos, com alto nível de estresse e que muitas vezes se arrepende de ter tido filhos (principalmente porque ele não planejou nenhum deles), mas no final de cada episódio a mensagem é de que ainda assim ele ama a sua família.

-Marge: Mãe americana. Sempre defende sua família mesmo quando sabe que está errada. Mesmo sabendo das travessuras de seu filho Bart, ela sempre tende a mimar ele e fingir que ele é um anjo de pessoa e faz exatamente o contrário com sua filha Lisa, que precisa de mais atenção que o Bart por ser mais sensível, mas acaba não conseguindo competir com a atenção que ele recebe com as travessuras. Ela é vista muitas vezes como um objeto de desejo de muitos homens. Embora não fique explícito, ela é muito hipócrita e isso também critica muitas mães americanas que tentam sempre ser um “bom exemplo para os filhos”; Um exemplo clássico são os episódios em que ela sai para se divertir e acaba ficando mais bêbada que o Homer, sendo que ela sempre critica esse mau hábito dele. Outro bom exemplo é um episódio que ela descobre que sua irmã é lésbica e apesar dela ser sempre a favor do amor gay, ela não consegue aceitar que sua irmã goste de meninas.



-Bart: Não se tem muito que falar dele. Ele representa os meninos que não veem a necessidade de estudar e que adoram aprontar para compensar a atenção que ele não recebeu de seu pai quando mais novo. Apesar de condenar o que o Homer é hoje, ele está seguindo os caminhos certos para acabar como ele e sabe disso, mas não se importa.

-Lisa: No início, ela não era a menina prodígio que conhecemos hoje, na verdade ela costumava ser apenas um Bart do sexo feminino. Mas à medida que a série foi ganhando fama, os produtores viram a necessidade de dar mais personalidade a Lisa. Ela muitas vezes condena seu pai por praticamente não ter ideais e seu maior medo é que ela acabe como sua mãe (dona de casa que desistiu da carreira para ter filhos e que depende do salário de um homem para viver). Ela está sempre pensando em um mundo melhor. Ela é vegetariana e budista, pois acredita que o cristianismo hoje em dia é uma religião muito materialista e por isso ela sofre muitos preconceitos (até dentro da própria casa) por ter pensamentos diferentes dos outros mesmo sendo tão nova. Ela tem dificuldades em fazer amigos e é muitas vezes vista como antissocial, mas ela na verdade apenas nunca encontrou ninguém que a entendesse e às vezes ela acaba desistindo de seus ideais para fazer amigos, mas geralmente são os seus ideais que acabam com as amizades.


Sr. Burns: É praticamente o único vilão da série, é extremamente rico, mas faz de tudo para aumentar sua riqueza e quase nunca pensa nos outros (geralmente ele pensa apenas no seu mordomo, Sr. Smithers pois ele literalmente depende do mordomo para viver). É muito velho e alguns fãs acreditam que ele seja mau, pois utiliza sua riqueza para compensar o fato de não ter nenhuma mulher que o ame e quem já amou já está morta; de fato, existem episódios em que ele se apaixona e na maioria deles ele acaba pensando nos outros (até fazendo doação para caridade) mas algo sempre da errado e ele volta a ser o velho rico e cruel que ele sempre é.

Krusty: É um ídolo de muitas crianças, mas está sempre envolvido em algum escândalo e pessoalmente é um ser malvado que só pensa em si mesmo. Parece ser uma crítica a muitas celebridades.

Vou parar por aqui porque Os Simpsons tem muitos personagens e se eu fosse explicar cada um deles, eu teria que fazer uma postagem específica para isso.

South Park



Eu não gosto tanto justamente porque tem temas muito pesados, embora eu curta muitas vezes o humor negro do desenho. O desenho também faz muitas críticas, mas não como Os Simpsons, em geral o desenho critica mais a estupidez humana, mas isso também faz o desenho ficar um pouco “estúpido”. As criticas são feitas de forma bastante pesadas (assim como o próprio desenho), quando o desenho quer criticar, por exemplo, o antissemitismo, ele coloca os protagonistas em situações ridículas como um dos protagonistas vestido de Hitler e muitos cristãos apoiando ele enquanto que do outro lado tem muitos judeus (e outro protagonista) condenando aquilo. Em geral, essas situações ridículas tendem a ser engraçadas, mas não deixam de ser ridículas.



Family Guy (uma família da pesada)



Antigamente eu costumava condenar esse desenho, pois eu achava que era uma imitação muito descarada de Os Simpsons (e de fato, muitos episódios imitam Os Simpsons, como OS tem um episódio que Homer mata a morte e ninguém morre mais aí em FG tem um episódio que a Morte tira férias, mas o resultado é o mesmo, ninguém morre mais), mas com o tempo eu passei a respeitar Family Guy, principalmente depois que eu descobri que o criador dessa série tem uma amizade com o criador de Os Simpsons (eu não posso confirmar se esse fato é verdade, mas mesmo que não seja, não é o único motivo de eu não odiar mais esse desenho). Em geral, Family Guy aborda os mesmos temas de Os Simpsons, mas de forma e humor completamente diferentes.

American Dad



Do mesmo criador de Family Guy e apesar de não ser tão famoso quanto, eu gosto mais de American Dad. Esse desenho tem temas completamente diferentes de Family Guy e Os Simpsons, mas também faz diversas críticas e tem um humor levemente parecido com o de FG. O que a série mais critica é o patriotismo. Diferente de Family Guy e Os Simpsons, o protagonista não é gordo e nem sedentário, ele é visto como um homem que muitas mulheres desejam, ele também ama o seu trabalho e até faz parecer que ele gosta mais do seu trabalho que da própria família. O que mais se difere de Family Guy é que FG muitas vezes não aborda o amor entre o homem e a mulher (dando às vezes a entender que os protagonistas se casaram só para ser bem vistos), mas em AD, o amor é visto de forma parecida de Os Simpsons, mesmo o homem fazendo coisas que as mulheres não aprovam, eles acabam fazendo de tudo para compensar (e em Family Guy isso não acontece tanto)

Futurama


Do mesmo criador de Os Simpsons, mas com temáticas e humor completamente diferentes, na verdade a única coisa que os dois desenhos tem em comum é o criador mesmo. Futurama é uma ficção científica que se passa no futuro e trás temas muitas vezes vistos em Sci-fi movies como viagens no tempo e viagens inter-dimencionais. No início a série se centrava mais nos 3 protagonistas: Fry, o humano que veio do século XX (sendo que a série se passa no século XXII); Bender, o robô mal educado com tendências suicidas e que foi projetado para dobrar metal; e Leela, uma extraterestre que está a procura de seu planeta mutante de um olho só que vive em segredo entre os humanos, mas com o tempo a série começou a centrar também em personagens secundários como Hermes, um jamaicano burocrata; Amy, uma marciana rica; e o mais odiado Dr. Zoidberg, um extraterrestre cuja aparência lembra uma lagosta. A série entrou em Hiatus diversas vezes e é sempre difícil saber qual a situação atual dela. Atualmente está concorrendo com o mangá Hunter X Hunter para saber quem entrou mais em hiatus.



Adventure Time



Mesmo tendo gráficos completamente infantis, a série não tem nada de infantil, o enredo é feito de forma que, crianças assistindo veem de forma “inocente” enquanto jovens ou adultos entendem o verdadeiro significado daquilo, como por exemplo, uma vampira e uma princesa que brigam, a criança acha que só brigam porque são diferentes, mas quem assiste percebe que elas já namoraram e acabaram se separando por algum desentendimento, como a criança não entende de lesbianismo, entende que são apenas amigas. A série tem muitos elementos medievais, mas também futuristas, para entender só assistindo mesmo e nem assistindo você entende tudo, tendo que pesquisar na internet para entender o verdadeiro significado. No início, parece ser algo bem bestinha, algo infantil mesmo, mas à medida que os episódios vão passando dá para entender que o enredo é bastante complexo.



Daria



Essa é a minha favorita. A série da MTV é um Spin-off de Bevis and But-Head (desenho esse que eu detesto). A série foca em Daria Morgendorffer, uma adolescente inteligente, mordaz e misantropo. Por ser inteligente, poucas pessoas na sua escola a notam, a maioria dá mais atenção à sua irmã mais nova Quinn que segue os padrões de beleza que a mídia impõe (os mesmos padrões que Daria rejeita completamente). A série é cheia de alusões e críticas da cultura popular e de classes sociais.



A série tem muitos personagens, mas os principais são Daria e sua família (O pai e a mãe, Jake e Helen, ambos advogados e sua irmã Quinn) e sua melhor amiga Jane Lane (Embora muitos membros da família da Jane apareçam, o mais recorrente é seu irmão Trent, por quem Daria é apaixonada) e os colegas de classe de Daria, Kevin (um quarterback), Brittany (líder de torcida e namorada de Kevin), Jodie (afro-americana que é tão inteligente quanto Daria, mas acha que por ser negra tem que ter um vida social ativa para servir de exemplo para as outras pessoas. Essa personagem eu acho uma das mais interessantes, pois ela tem uma certa amizade com Daria mas as duas raramente são vistas juntas) e Mack (melhor amigo de Kevin e namorado de Jodie). Outro fato curioso sobre essa série é o valor cultural dela, pois Daria adora ler e é uma aspirante a escritora, enquanto Jane adora arte e tem grandes talentos para ser pintora, às vezes as duas se juntam para fazer um trabalho escolar, mas acabam sendo mal compreendidas, como em um episódio que elas fazem um trabalho para criticar e dizer que um dos grandes problemas dos padrões de beleza que as pessoas seguem é a bulimia, mas a professora manda elas para a diretoria achando que elas estão tirando sarro de quem sofre de bulimia.

Bem, é basicamente isso, deu para perceber que eu me empolguei com alguns falando dos personagens e tudo mais e colocando mais imagens.

Só para avisar que eu estou perto de zerar alguns jogos que eu provavelmente farei uma análise e ao final dessa temporada de animes (que está perto de acabar) eu vou falar o que eu achei dos animes que eu recomendei quando a temporada começou (claro, sem dar spoillers).

Se alguém quiser que eu fale sobre alguma dessas séries em específico, é só comentar que eu farei uma postagem só para aquela série. Eu estou tendo algumas ideias sobre o que postar no blog, mas eu nem sempre tenho muito tempo de postar.

Espero que tenham gostado de ler tanto quanto eu de escrever.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...